A partir deste mês, a Editora JBC adotará um novo método de lançamento para seus mangás impressos aqui no Brasil. No mais recente vídeo do canal da editora no YouTube, comemorando 6 anos da série Henshin Online, Marcelo Del Greco (supervisor de conteúdo) e Edi Carlos Rodrigues (gerente de marketing) contam que, daqui em diante, as séries serão disponibilizadas em vários números seguidos de uma só vez em lojas especializadas.

Exemplificando, os volumes 34 e 35 de Magi – O Labirinto da Magia serão colocados à venda ao mesmo tempo nas próximas semanas, assim como o 25, o 26 e o 27 de Fullmetal Alchemist – este, encerrando a coleção.

Segundo é explicado no vídeo abaixo, essa nova estratégia veio em função da situação atual do mercado de mangás no Brasil. Com os recentes problemas da distribuição em bancas, foi decidido que o foco será mais na acessibilidade dos consumidores aos títulos vendidos, elaborando um novo planejamento para facilitar ao máximo esse alcance. A ideia é acelerar as coleções para que os leitores as completem dentro de suas possibilidades, de modo que a JBC possa, então, começar a focar no lançamento de novas obras já anunciadas.

Eles contam que, por não precisarem cumprir os prazos curtos de exposição das revistas em bancas, não têm necessidade de seguir uma cadência solicitada pelas distribuidoras. Que como os mangás, em lojas físicas especializadas e online, estarão sem essas delimitações de tempo, há uma liberdade maior na forma de lançamentos. Que os títulos, ainda que lançados vários volumes de uma só vez, ficarão por mais tempo no mercado, cabendo ao consumidor estipular como serão adquiridos. Que blocar esses mangás previne que os colecionadores precisem esperar muito tempo pelo fim de séries longas.

Ainda sobre isso, é explicado que um dos focos desse projeto é fazer com que o mangá My Hero Academia atinja o volume atual da publicação japonesa, de maneira que eles possam publicá-lo aqui ao mesmo tempo que os encadernados saem por lá.

[Via Henshin]