Saudações inca-venusianas! (Awika!) Pra quem é de evento, um ótimo evento. Pra quem é de folga, aproveita bastante. Só não deixe de acompanhar as informações semanais sobre tokusatsu. Habemus novidades sobre Ultraman R/B! Tanto sobre o novo filme quanto sobre uma nova série. No final desta edição, vamos falar sobre Jiraiya. Conseguiu ligar à data de hoje? Se você não lembra, relembrará logo mais. E vamos que vamos, marmanjada!


Ultraman ou Katsumi?

Você viu na edição anterior da Coluna do Daileon as primeiras informações sobre o filme de Ultraman R/B nos cinemas japoneses. A partir de agora você confere mais detalhes sobre esta aventura cinematográfica que foi anunciada recentemente na Tokyo Comic Con.

Ultraman R/B the Movie: Select! The Crystal of Bonds deve se passar algum tempo depois dos eventos da série de TV, onde os irmãos Katsumi/Ultraman Rosso (Yuya Hirata) e Isami Minato/Ultraman Blu (Ryosuke Koike) enfrentam um misterioso inimigo.

A reunião dos Ultras Blu, Rosso e Geed (Foto: Divulgação/Tsuburaya)

Surge Ultraman Tregear ao lado de um monstro. Riku Asakura (Tatsuomi Hamada), o alter-ego de Ultraman Geed, estará de volta para ajudar os irmãos Ultra. Rosso e Blu se unirão à Ultrawoman Grigio numa fusão que irá formar o Ultraman Groob, nascido do coração da família Minato. Tudo indica que a hospedeira de Ultrawoman possa ser Asahi Minato, a irmã caçula de Katsumi e Isami.

O ator Takeshi Tsuruno, que viveu o herói Ultraman Dyna na série de mesmo nome de 1997, vai interpretar o tema principal do filme. “Eu tinha 23 anos quando estrelei Ultraman Dyna. 21 anos depois, eu estarei à frente da música-tema com a esperança de inspirar uma nova geração. Eu realizei meu sonho de interpretar Ultraman, então quero dar aos meus juniores um sonho próprio!”, diz o veterano.

Takeshi Tsuruno, o astro de Ultraman Dyna, vai soltar a voz no filme de Ultraman R/B (Foto: Divulgação)

Leia a descrição oficial:

Você é o Ultraman? Ou você é Katsumi Minato?

O misterioso Ultraman, Tregear, apareceu de repente na cidade de Ayaka. Tregear pergunta o que alguém faria para realizar seus sonhos, levando Katsumi a procurar por seu próprio sonho. Quando um monstro aparece pela primeira vez em um ano, Ultraman Blu e Ultraman Rosso são acompanhados por Ultraman Geed para enfrentar essa nova ameaça. Caminhando em direção ao seu sonho com o coração da família Minato, nasce Ultraman Groob.

Ultraman R/B the Movie: Select! The Crystal of Bonds estreia nos cinemas japoneses em 8 de março de 2019.

Veja mais imagens:


Dinossauros outra vez

E atenção! Foram pulicadas nesta sexta (7) as primeiras imagens de Kisiryu Sentai Ryusouger, a 43ª série Super Sentai. A Toei confirma mais um esquadrão com a temática sobre… dinossauros. ($$$)

O quinteto da vez será formado por membros das cores vermelha (T-rex), azul (triceratopes), rosa (anquilossauro), verde (tigre dentes de sabre) e preto (estegossauro). Cada herói representa uma espécie de “cavaleiro”.

Os poderes dos Ryusouger vem das Ryu Souls, dispositivos de miniatura que remetem à cabeça de dinossauros que se transformam em cavaleiros e combinam com o dispositivo de transformação, Ryosou Changer.

Cada membro de Ryusouger possui armas individuais chamadas Ryusouken.

O principal mecha da equipe será um T-Rex vermelho, que tem uma forma única, o Kishiryuoh! Os demais membros de Ryusouger podem formar armas e armaduras para Kishiryuoh. Quando os três primeiros cavaleiros se juntam, surge uma uma combinação chamada de Kishiryuoh Three Knights! Além das combinações adicionais Knights Kishiryuoh Tiger Lance e Kishiryuoh Mi Needle!

A previsão é que Ryusouger seja lançado na TV Asahi em meados de fevereiro de 2019, substituindo Lupinranger VS Patranger.

Fiquem ligados aqui no JBox para mais atualizações!

Veja as imagens:


Made in Brazil

A Iron Studios vai lançar a partir de 2019 figures baseadas nas séries Jaspion e Jiraiya. A empresa anunciou no final de novembro a aquisição da licença para a produção dos itens. Protótipos estão em exposição neste exato momento na CCXP. Quebre o cofrinho. Mas antes, confira as imagens nos slides (e prepare um babador):


Outro Kuuga

A recente edição da Televi-kun anunciou que o Another Kuuga será um monstro formado em CGI e que tem a capacidade de voar. A criatura vai aparecer no filme Kamen Rider Heisei Generations Forever, a partir do dia 22 deste mês nos cinemas japonês.


Falando em Kuuga…

Saiu mais um clip de tokusatsu do canal Anison Lab. No vídeo desta quinta (6), Ricardo Cruz e Lucas Araújo prestam tributo ao motoqueiro mascarado pioneiro da era Heisei. Chou henshin!!


Novas crônicas

A Tsuburaya anunciou nesta quinta (6) a série Ultraman New Generation Chronicle. O formato deve seguir os mesmo moldes de Ultraman Zero: The Chronicle (2017) e Ultraman Orb: The Chronicle (2018). Nada além de episódios reprisados e filmes com formatos episódicos apresentados pelos próprios heróis. Ou seja, um tapa-buraco que antecede a próxima série que deve estrear no meio do ano que vem.

A atriz e dubladora Megumi Han (que é fã de carteirinha da franquia) volta a emprestar sua voz para o personagem Pega, de Ultraman Geed (2017). A veterana Miina Tominaga (a menina Kaoru Umeda em Ultraman Leo) fará a voz do kaiju Booska, um famoso personagem da série de TV de 1966. Tatsuomi Hamada (de Ultraman Geed) também está confirmado e fará constantes aparições.

Ultraman New Generation Chronicle abordará a chamada “nova geração” das séries Ultra, com foco nos principais eventos de Ultraman Ginga a Ultraman R/B. Haverá também um episódio especial que apresenta uma copilação dos principais eventos de Ultraman R/B.

Em tempo, Ultraman New Generation Chronicle estreia na TV Tokyo no dia 5 de janeiro de 2019. A exibição vai ao ar todos os sábados pontualmente às 9h da matina (horário de Tóquio).


Rest in peace

Morreu no dia 27 de novembro o dublador Mahito Tsujimura, aos 88 anos. A nota foi divulgada através da sua agência 81 Produce.

Tsujimura era conhecido por atuar em animes como Dragon Ball Z (interpretando o Grande Kaioshin). Era também a voz do Mestre Yoda na dublagem local de Star Wars, precisamente nos filmes O Império Contra-ataca e O Retorno de Jedi.

Nas séries tokusatsu, Tsujimura emprestou a voz para vilões e monstros de Kamen Rider V3 a Kamen Rider Super-1. Na franquia Super Sentai, interpretou o mesmo tipo de personagens nas séries Kakuranger, Megaranger e Gingaman. Sem contar outras participações em Ultra Seven, Ultraman Ace, Mighty Jack, Akumaizer 3, Kyodain, Ninja Arashi e tantos outros.


Os últimos repetecos do ninja olimpíada

O ninja Jiraiya voltava a ser exibido na extinta Manchete há exatos 20 anos (Foto: Divulgação/Toei)

Onde você estava às 19h15 do dia 7 de dezembro de 1998? Pegando todos de surpresa, a saudosa Rede Manchete reestreava Jiraiya – O Incrível Ninja na mesma hora e data. Há 20 anos, a emissora passava pela crise que culminou em sua extinção em maio de 1999.

A Manchete havia lançado uma programação de emergência no final de outubro de 1998, formada basicamente por reprises. Incluindo os animes Shurato (reestreou em 4 de outubro do mesmo ano, substituindo Supercampeões) e Yu Yu Hakusho (que já estava no ar desde a estreia em 24 de março de 1997). O carro-chefe mesmo da combalida grade era a reprise da novela Pantanal (um tapa-buraco feito nas coxas para suprir o cancelamento da novela Brida) que finalizou somente em meados de julho de 1999, quando a emissora já estava em transição para a RedeTV!.

Bem, mas vamos ao que interessa. Jiraiya passou vários anos sem ganhar uma reprise na TV brasileira até então. Clássicos como Jaspion, Changeman, Flashman, Goggle V, Machine Man e Sharivan eram reprisados exaustivamente nos anos 1990 em emissoras como Record e CNT/Gazeta. A Manchete não exibia nenhuma série tokusatsu desde a despedida de Winspector da programação em 26 de dezembro de 1997.

Segundo o sr. Toshihiko Egashira em entrevista para os extras do DVD-box de Jaspion, pela Focus Filmes, a Tikara Filmes renovou o contrato de Jiraiya e também de Jiban no final dos anos 1990. Originalmente, o sr. Toshi tinha planos de lançar essas duas séries ainda no final dos anos 80. Mas a Top Tape saiu na frente e as adquiriu.

O início da guerra dos ninja pela conquista de Pako, o tesouro do século (Foto: Reprodução)

Sob a permissão da Tikara, a Manchete passou a exibir os primeiros 10 episódios de Jiraiya. Alguns deles, inclusive, com uma imagem tão desbotada que deixava a armadura do herói com tons de rosa (como naquele episódio onde a coragem de Toha é roubada por Kanin Chang Kung Fu). Sempre quando acabava aquele “lote” de episódios, a série voltava ao início.

Os episódios seguintes foram liberados em meados de janeiro de 1999, logo após o lançamento da parceria entre a Manchete e a Rede Gospel de Comunicação (RGC), empresa da Igreja Renascer. Esse período duraria 15 anos e redeu apenas 40 dias. Sem contar que ainda prometia uma programação que não tinha nada de novo naquele verão 99 (trocadilho com o famigerado slogan da fase).

Sempre ao exibir o episódio 14, “O Franco-Atirador“, a Manchete apresentava o preview do episódio seguinte, “A Maldição Lendária“. Nem esse e nem o seguinte, “A Cruzada dos Ninjas“, teve a chance de ir ao ar nas últimas reprises. Talvez por problema em uma das fitas, considerando que cada U-Matic carregava dois episódios. Em outras palavras, sempre que Bakunin Homem-Míssil entrava em ação, deixávamos de ver os episódios com Manin Luanna (Manin Sivani como dizia o narrador) e Kazenin Mafia para ver o arco duplo da corrida frenética pela armadura Satan.

A inesquecível cena da abertura onde Jiraiya aparece num helicóptero e salta entre caminhões (Foto: Reprodução)

Entre reprises e mais reprises, a Manchete exibiu Jiraiya até o episódio 38, “As Mil e uma Faces“, segunda parte do arco que introduziu os vilões Dell Star e Aracnin Morgana. A primeira vez que foram ao ar desde a reestreia se deu em meados de março de 1999.

Depois disso, as reprises ficaram em looping até o dia 31 de outubro de 1999 (uma manhã de domingo), data em que as séries japonesas saíram do ar da programação experimental da RedeTV!, sem ao menos passar os últimos doze episódios. Aliás, era bem difícil acompanhar Jiraiya na fase de transição, a não ser nas últimas semanas em que a série podia ser vista logo cedinho, às 7h da madrugada, inaugurando a programação do dia.

Sem grandes pretensões de sucesso, JiraiyaMaskman, as únicas séries tokusatsu exibidas na fase final da Manchete, figuraram o Top 5 da emissora nesse período. Variando entre 1 e 2 pontos de audiência. Veio pra ficar… nas lembranças.

Nota do colunista: Fiquei sabendo da volta de Jiraiya na TV apenas dois dias depois. Achei que era brincadeira de um amigo meu que havia me contado. Andava meio saturado com as repises dos animes e acompanhava a programação esporadicamente. Quando liguei a TV por volta das 18h40 (aqui na vila não tem horário de verão), lá estava o nosso ninja olimpíada devolvendo a esmeralda Chama Verde para Haburamu. Foi um bom motivo para voltar a assistir a Manchete com frequência e ansiar pelo dia seguinte pra ver a luta de Toha contra Chang Kung Fu. Os finais de tarde, início de noite voltaram a ser sagrados para mim. Outro horário em destaque era das 9h30 da manhã, entre o final da Manchete e o início da fase experimental da RedeTV!. Sempre que podia, assistia também naquele horário. A série não era minha favorita na infância, mas passei a prestar mais atenção na trama já na pré-adolescência. Decorava o nome dos ninjas do “império” e a ordem das aparições em cada episódio. Desde então, Jiraiya é uma das minhas séries favoritas da franquia Metal Hero, ao lado de Jaspion, Sharivan, Metalder, Jiban e Janperson.

Relembre a abertura e o encerramento de Jiraiya exibidos na Manchete e na RedeTV!, na voz de Ronaldo Barcellos:

https://www.youtube.com/watch?v=PkLUJRQCOXE&t=3s

Mais dois dedos de saudade com os previews narrados pelo saudoso Carlos Alberto Amaral:

https://www.youtube.com/watch?v=LeoTd69emZw&t=

https://www.youtube.com/watch?v=HCCh3CTWgk8&t=


Isso é tudo, pessoal. Nos vemos em algum evento por aí. Aproveite bem o fim de semana, hein. Até sexta, venusianos.