O The Strong, autointitulado “Museu Nacional dos Jogos”, em Rochester, Nova York, divulgou os membros escolhidos para a turma de 2019 do Video Game Hall of Fame. E eles são: Colossal Cave Adventure (1976), Microsoft Windows Solitaire (1990), Mortal Kombat (1992), e Super Mario Kart (1992).

Os novos clássicos foram selecionados de uma lista de 12 concorrentes, que também incluíam Candy Crush Saga, Centipede, Dance Dance Revolution, Half-Life, Myst, NBA 2K, Sid Meier’s Civilization e Super Smash Bros. Esses 4 apontados abrangem várias décadas, países de origem e plataformas de jogos, mas todos se destacam por, a sua maneira, terem afetado significativamente a indústria do videogame, a cultura pop e a sociedade em geral.

Colossal Cave Adventure foi lançado em 1976, sendo o primeiro jogo de aventura para computadores, dotado de imersão ao longo de seu gameplay, num mundo de fantasia interativo ao máximo para os padrões tecnológicos primitivos da época. Embora rolasse uma limitação em termos gráficos, com os jogadores precisando digitar os comandos em tela, uma experiência completa de exploração era oferecida, com tesouros que precisavam ser achados e quebra-cabeças que precisavam ser resolvidos. “Os melhores jogos são capazes de incendiar a imaginação”, descreveu Jon-Paul Dyson, diretor da Strong’s International Center for the History of Electronic Games. “Qualquer um que digitou comandos como ‘obter uma lâmpada’ pela primeira vez no Colossal Cave Adventure pode observar o poder dos jogos eletrônicos em criar um mundo mágico dentro da imaginação.”

Baseado nos centenários jogos de cartas, Microsoft Solitarie foi lançados para Windows em 1990, tornando-se onipresente ao redor do mundo. Desde então, o game tem sido distribuído em bilhões de máquinas, sendo jogado 35 bilhões de vezes por ano em mais de 200 mercados mundialmente em 65 idiomas diferentes. “Esse jogo provou que, por vezes, algo analógico consegue ser ainda mais popular dentro do mundo digital, além de mostrar que existem games com apelo para todos os tipos de pessoas”, explica Jeremy Saucier, vice-presidente adjunto em jogos eletrônicos e interpretação. “De muitos modos, ‘Paciência’ ajudou a pavimentar o crescimento do jogo casual que se tornou tão popular hoje em dia.”

Mortal Kombat apresentou gráficos de ponta somados a um estilo único de luta aos fliperamas quando lançado, em 1992. Ele forçou ao topo o debate internacional sobre violência dentro de jogos, ecoando no congresso nacional dos Estados Unidos à criação do Entertainment Software Rating Board (ESRB), em 1994, estipulando que games não são só para crianças. Ao extrapolar as barreiras em termos de conteúdo e quanto ao que jogadores poderiam fazer ao longo dos jogos, Mortal Kombat conseguiu gerar toda uma franquia de produtos, que incluem não só jogos games para diferentes plataformas, mas álbuns musicais, brinquedos, peças de teatro, desenhos animados, séries e produções cinematográficas:

:D

“Muito além das controvérsias e debates gerados a respeito de violência dentro de jogos, Mortal Kombat apresentava um gameplay convincente, personagens icônicos e uma porção de sequências que faziam com que os fãs retornassem várias e várias vezes”, defende Andrew Borman, curador digital de jogos.

Lançado para Super Nintendo, em 1992, Super Mario Kart combinou a ambientação de jogos de corrida com o carisma adorável dos personagens de Super Mario. Seu sucesso catapultou ainda outros games desse gênero, vendendo milhões de cópias, gerando uma porção de títulos diferentes em vários consoles que já bateram mais que 100 milhões de unidades ao todo. A arquivista Julia Novakovic conta que Super Mario Kart se destacou ao apelar a jogadores de diferentes níveis, especialmente quando envolvia a interação através de seus modos multiplayer. “Ele juntou amigos, familiares e fãs de todas as gerações num passeio inesquecível que acabou se tornando a maior série de corrida da história dos videogames.”


World Video Game Hall of Fame foi criado pelo The Strong, um dos maiores museus de videogame dos Estados Unidos, em 2015 para reconhecer individualmente jogos de videogame que foram extremamente populares e relevantes em diferentes períodos do tempo, influenciando, cada um a sua maneira, a indústria gamer, a cultura Pop e a sociedade em geral. Os indicados sempre são expostos na sede do museu, em Rochester, Nova York, ocupando seu segundo andar ao adentrarem o hall da fama.

Os selecionados de 2015, ano inaugural da lista, foram Pong (1972), Pac-Man (1980), Tetris (1984), Super Mario Bros. (1985), Doom (1993), e World of Warcraft (2004). Em 2016, The Legend of Zelda (1986), Sonic the Hedgehog (1991), Space Invaders (1978), Grand Theft Auto III (2001), The Oregon Trail (1971), e The Sims (2000). Em 2017, Donkey Kong (1981), Halo: Combat Evolved (2001), Pokémon Red and Green (1996), e Street Fighter II (1991). Já em 2018, Spacewar! (1962), John Madden Football (1990), Tomb Raider (1996), e Final Fantasy VII (1997).

[Via ANN e The Strong]