A Warner Bros Japan. divulgou através das redes sociais uma arte do Aquaman criada pelo falecido mangaká Monkey Punch. Este é o segundo desenho do autor já revelado para a DC Comics, e faz parte de uma campanha de ilustrações nomeada DC Hero. Na metade de maio, a editora já havia mostrado o desenho do Shazam.

Ilustração do Aquaman por Monkey Punch.

Novas ilustrações devem ser divulgadas neste mês. Anteriormente, a companhia já havia dito que Batman e Supergil foram alguns dos heróis desenhados pelo mangaká.

De acordo com o comunicado enviado à imprensa em maio, Monkey Punch considerava-se fortemente influenciado por MAD (uma revista de humor satírico que é publicada nos Estados Unidos pela DC Comics), e que esta lhe mostrou uma oportunidade para fazer sua estreia como um artista de mangá. A Warner Brothers Japan então pediu a ele, que também adorava quadrinhos e desenhos animados americanos como Tom & Jerry, que produzisse as ilustrações da campanha DC Hero, e ele prontamente aceitou a oferta.

Infelizmente Kazuhiko Katou, famoso pelo pseudônimo de Monkey Punch, renomado autor e conhecido pela sua icônica série Lupin III, faleceu aos 81 anos no dia 11 de abril deste ano por consequências de uma pneumonia.

[Via Twitter Warnejp]


Histórico

Durante sua vida, Monkey Punch recebeu diversos prêmios como o Comic-Con International Inkpot AwardGolden Romic e Meritorious Service Award no festival de anime de Tóquio.

Nascido em 1939 na cidade de Hamanaka, Hokkaidou, debutou com sua obra Playboy Nyuumo em 1965 na revista Manga Story. Dois anos mais tarde ele publicou Lupin III na revista Manga Action, chegando ao fim em 1969, rendendo 14 volumes. Na história, Lupin é o maior ladrão do mundo, sendo neto do lendário Arsène Lupin. Anunciando seus crimes com um singelo cartão de visitas, ele é acompanhado pelo exímio pistoleiro Jigen, o espadachim Goemon e a astuta e sedutora Fujiko. O personagem tornou-se um marco na indústria de anime, trazendo temáticas adultas em um cenário que era dominado por robôs gigantes para crianças na TV.

No Brasil, o anime original chegou a ser exibido dublado pelo extinto canal Locomotion, sob o título de Cliffhanger. Os filmes O Castelo de Cagliostro e O Segredo de Mamo (1978) foram lançados em DVD pela Focus Filmes, distribuídos posteriormente em plataformas on demand. É possível encontrar também em plataformas de aluguel digital o longa Lupin III vs Detetive Conan: O Filme (2013), que uniu o ladrão com a série Detective Conan. Por fim, a temporada mais recente, Lupin III: Part 5 (2018), foi exibida com legendas em português pela Crunchyroll.

O anime Efeito Cinderela também foi exibido no Brasil pelo Cartoon Network em 2006. Derivado de um mangá de Monkey Punch chamado Cinderella Boy, conta a história dos detetives Ranma e Rella, donos da agência R & R, que ao tentarem fugir de uma missão se envolvem em um grande acidente. Uma semana depois Ranma acorda no local do acidente e pensa que sua parceira morreu, mas misteriosamente à meia noite ele se transforma em Rella.