Depois dos Cavaleiros, agora parece a hora de Goku invadir o catálogo da Netflix. A série Dragon Ball Z Kai, versão remasterizada e mais “enxuta” de Dragon Ball Z, apareceu na listagem de futuros lançamentos da plataforma, segundo o site Filmes Netflix. O animê aparece com previsão de estreia para o dia 15 de novembro e uma página provisória está no ar.

Exibido originalmente a partir de 2009 no Japão, Dragon Ball Z Kai trazia uma reedição das cenas da série Dragon Ball Z (original de 1989~1995), com uma imagem mais “limpa” e em alta definição. A ideia era também cortar fora as “enrolações” do animê clássico, seguindo a história mais direta como o mangá criado por Akira Toriyama. Inicialmente programado para encerrar com a saga do Cell, a série se estendeu adaptando também o arco de Majin Boo em 2014, no que ficou conhecido no Ocidente como ‘The Final Chapters‘.

Dragon Ball Z Kai foi exibido por aqui inicialmente pelo Cartoon Network, com uma grande polêmica envolvendo a dublagem, realizada no estúdio BKS. Na época, vários dubladores originais foram trocados (os de Vegeta e Piccolo, por exemplo), e a negociação pra manter os que aceitaram reprisar os papéis também foi conturbada. Soma-se a isso problemas de mixagem e também com a trilha sonora, além de censuras adicionais produzidas para a exibição americana. Não dá para saber ainda como o animê chegará à Netflix.

Em 2017, após a chegada de Dragon Ball Super, o mesmo Cartoon também passou a exibir a fase The Final Chapters. Essa recebeu dublagem no estúdio Sigma e conseguiu garantir melhor o elenco original (embora ainda tivesse algumas baixas, como com o personagem Kuririn). A primeira fase (até a saga Cell) também teve uma passagem bagunçada na TV aberta pela Band.

[Via Filmes Netflix]


Dragon Ball surgiu como mangá em 1984, sendo uma criação de Akira Toriyama, que anteriormente já tinha emplacado no Japão o sucesso Dr. Slump. Adaptando livremente o conto chinês Jornada ao Oeste, começa contando a história do pequeno Goku, um garoto com uma força extraordinária e um rabo de macaco, que viveu até então isolado da humanidade. Sua vida muda quando uma jovem aventureira chamada Bulma o conhece, procurando por uma das lendárias Esferas do Dragão. Juntos eles entram numa jornada atrás das 7 esferas existentes, que reunidas podem conceder qualquer desejo.

Os quadrinhos viraram uma série animada em 1986, pela Toei Animation. Após 153 episódios, continuou com o título Dragon Ball Z, a partir de 1989. Com os personagens mais velhos, em Dragon Ball Z o foco se consolida na ação, com Goku e outros lutadores enfrentando grandes ameaças contra a Terra.

O mangá original foi publicado no Brasil a partir de 2000, pela Conrad Editora e posteriormente foi republicado pela Panini. O anime Dragon Ball estreou no Brasil em 1996, pelo SBT, que exibiu 60 episódios dublados pela Gota Mágica. Em 2002, a série teve todos os episódios exibidos pela Rede Globo, com uma redublagem pela Álamo, finalizada pela DPN. Uma outra reprise, dessa vez com todos os episódios dublados na Álamo, aconteceu posteriormente no Cartoon Network e Tooncast. Alguns episódios também estão disponíveis pelo NOW.

Dragon Ball Z estreou no Brasil pelo Cartoon Network e Bandeirantes em 1999, sendo exibido também pela Rede Globo. Mais recentemente, teve exibição em HD pela Rede Brasil e teve alguns episódios disponíveis pelo NOW. A Panini publica atualmente uma Edição Definitiva do mangá original.

Dragon Ball Super, sequência da história da série de TV, está em exibição pelo Cartoon Network (na TV) e Crunchyroll (streaming).