De todos os sucessos nipônicos de 2019, considero que Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba tenha sido a obra que mais se destacou no Japão e resto do mundo. O mangá em ascensão criado por Koyoharu Gotoge ganhou sua primeira adaptação animada em abril – produzida pela Ufotable – e rapidamente ganhou muitos fãs pelo mundo. Logo, o quadrinho que antes passava despercebido por muita gente, começou a vender como água e tornou-se o mais vendido do ano. A confirmação vem da Oricon, que é a principal medidora de vendas do mercado japonês, e que divulgou nesta semana o ranking dos mangás (por obra) mais vendidos neste ano.

Demon Slayer vendeu 12.057.628 de edições impressas no período fiscal de 19/11/2018 até 17/11/2019. Desde o início do ano, 4 volumes encadernados (14-17) foram lançados, porém, o número total de vendas também foi impulsionado pela alta procura das edições mais antigas por parte do público que começou a acompanhar há pouco tempo. Esta é a primeira vez desde 2006 que One Piece (de Eiichiro Oda) não ficou em primeiro lugar, detalhe que chama mais atenção. Naquele ano, o mangá mais vendido foi Death Note, de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata.

No entanto, no início da semana, a Shueisha já havia declarado uma informação diferente (leitura recomendada). Para a editora, One Piece foi o mangá mais vendido, seguido então por Demon Slayer. O número de Demon Slayer divulgado pela empresa – de 10,8 milhões – é bem menor que o da Oricon (12 milhões), enquanto One Piece teria vendido 12,7 milhões (2 milhões a mais que os números do gráfico). É importante lembrar que a Oricon não contabiliza vendas digitais, principal motivo da divergência de informações. A Shueisha também não especificou se levou em conta vendas internacionais, caracterizando apenas como “mais vendidos da companhia”.

Mas além de Demon Slayer e One Piece, outras obras se destacam no ranking de 2019 da Oricon, como Kingdom e The Quintessential Quintuplets. Confira abaixo todo o TOP 10, e quanto cada série vendeu de acordo com o gráfico:

Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, de Koyoharu Gotoge – 12.057.628
One Piece, de Eiichiro Oda – 10.134.232
Kingdom, de Yasuhisa Hara – 7.661.361
The Promised Neverland, de Kaiu Shirai e Posuka Demizu – 7.454.745
The Quintessential Quintuplets, de Negi Haruba – 5.895.000
My Hero Academia, de Kohei Horikoshi – 5.047.574
Attack on Titan, de Hajime Isayama – 4.704.234
Haikyu!!, de Haruichi Furudate – 4.514.838
Kaguma-sama: Love is War, de Aka Akasaka – 4.096.492
10° That Time I Got Reincarnated as a Slime, de Fuse e Mitz Vah – 3.414.482

[Via Oricon]


A trama de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba se passa no Japão do período Taisho e apresenta a história de Tanjiro Kamado, um garoto de bom coração que vendia carvão para sobreviver, até o dia que seus pais foram cruelmente assassinados por um demônio, que também amaldiçoou sua irmã mais nova, transformando-a num demônio. Embora devastado com tudo que lhe aconteceu, Tanjiro decide tornar-se um “matador de demônios,” procurando aquele que massacrou sua família, enquanto também tenta encontrar um meio que sua irmã volte a ser humana novamente.

O mangá de autoria de Koyoharu Gotoge é publicado na Shonen Jump desde fevereiro de 2016, e tem até o momento 17 volumes encadernados lançados, todos ainda inéditos no Brasil. A versão em animê tem produção do estúdio Ufotable, e é exibida oficialmente no Brasil via streaming pela Crunchyroll, com legendas em português.