O Twitter oficial do Studio DEEN comunicou nesta terça-feira (14) o falecimento de Yuji Yamaguchi, que trabalhou para o estúdio na direção da série de TV Fate/stay night (2005) e no filme Fate/stay night: Unlimited Blade Works (2010). O anúncio já havia aparecido em outros veículos no último dia 9 de janeiro, mas não foi informada a causa da morte do animador.

O diretor Yuji Yamaguchi, que dirigiu muitos trabalhos, faleceu. ‘Fate/stay night’, ‘Yamibo – Darkness, the Hat, and the Travelers of the Books‘, ‘Touka Gettan‘ e muitas de suas obras seguem muito populares. Oramos por sua alma do fundo do coração.” – diz o tuíte do DEEN.

Yuji trabalhou para o estúdio Sunrise, onde atuou em storyboards de diversas séries, tendo inclusive uma breve passagem no 10º episódio do clássico Cowboy Bebop. Como diretor, também marcou seu nome nas séries Angel Links (no Sunrise, em 1999), Strawberry Eggs (estúdio TNK, em 2001), The Severing Crime Edge (estúdio Gokumi, em 2013) e Z/X Ignition (pelo Telecom Animation Film, em 2014).

Dirigiu episódios também das séries Hajime no Ippo, Outlaw Star, dentre outras. Um de seus trabalhos mais recentes foi dirigindo 5 episódios e desenhando o storyboard de 6, na versão atual de GeGeGe no Kitarou.

Sua direção mais famosa, o animê Fate/stay night foi exibido no Brasil a partir de agosto de 2009 pelo extinto canal Animax.

[Via Twitter Studio DEEN, AppBank e ANN]


Observação: como muitos profissionais da indústria do animê, Yuji Yamaguchi não divulgava imagens pessoais. Por esse motivo, é difícil encontrar fotos suas.