A partir do dia 1º fevereiro, os fãs do Studio Ghibli poderão assistir a todos os seus longa-metragens animados na plataforma de streaming da Netflix. A estreia será em “blocos de filmes”, com 7 longas adicionados em fevereiro, outros 7 em 1º de março e o restante em 1º de abril.

O anúncio pode ser conferido em um trailer no perfil brasileiro da empresa no Twitter (confira abaixo), e vai de encontro com as páginas de alguns filmes que vazaram recentemente.

No Brasil, os filmes tiveram várias distribuidoras diferentes ao longo das décadas, sendo essa a primeira vez que toda a filmografia é centralizada em um único veículo. Nem todos os longas foram dublados em português, algo que deve ser “corrigido” agora pela Netflix.

Abaixo listamos quais são os filmes em ordem cronológica e quais deles possuem dublagem inédita.

1984 – Nausicaä do Vale do Vento Dublagem INÉDITA
1986 – O Castelo no Céu Dublagem INÉDITA
1988 – Meu Amigo Totoro
1989 – O Serviço de Entregas da Kiki
1991 – Memórias de OntemDublagem INÉDITA
1992 – Porco Rosso: O Último Herói Romântico
1993 – Eu Posso Ouvir o OceanoDublagem INÉDITA
1994 – Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins Dublagem INÉDITA
1995 – Sussurros do CoraçãoDublagem INÉDITA
1997 – Princesa Mononoke
1999 – Meus Vizinhos, Os YamadasDublagem INÉDITA
2001 – A Viagem de Chihiro
2002 – O Reino dos Gatos
2004 – O Castelo Animado
2006 – Contos de Terramar – Dublagem INÉDITA
2008 – Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar
2010 – O Mundo dos Pequeninos
2011 – Da Colina Kokuriko
2013 – O Conto da Princesa Kaguya
2013 – Vidas ao Vento
2014 – As Memórias de Marnie

Alguns filmes já dublados em português podem chegar também com uma nova dublagem. Meu Amigo Totoro, por exemplo, teve sua primeira versão brasileira para o lançamento em fita VHS nos anos 1990, ganhando uma redublagem anos atrás para a exibição no canal pago Discovery Kids – que deve se tornar a versão padrão.

 

Cronograma

Confira a ordem de lançamento dos filmes:

  • 1º de fevereiro de 2020:
    • O Castelo no Céu, Meu Amigo Totoro, O Serviço de Entregas da Kiki, Memórias de Ontem, Porco Rosso: O Último Herói Romântico, Eu Posso Ouvir o Oceano Contos de Terramar
  • 1º de março de 2020:
    • Nausicaä do Vale do Vento, Princesa Mononoke, Meus Vizinhos, Os Yamadas, A Viagem de Chihiro, O Reino dos Gatos, O Mundo dos Pequeninos e O Conto da Princesa Kaguya
  • 1º de abril de 2020:
    • Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins, Sussurros do Coração, O Castelo Animado, Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar, Da Colina Kokuriko, Vidas ao Vento e As Memórias de Marnie

 

Cadê o ‘Túmulo dos Vagalumes’?

No cronograma de lançamentos não consta o filme Túmulo dos Vagalumes, de 1988, uma das obras mais importantes do estúdio. O anúncio no Twitter da Netflix também indica o total de 21 filmes, conta que fecha com o cronograma, mas não com a filmografia total (que compreenderia 22 filmes). Havendo alguma posição da plataforma, atualizaremos essa postagem.

O que se sabe é que há uma diferença no comitê de produção deste filme, o que deve dificultar sua distribuição junto ao restante da filmografia. Túmulo dos Vagalumes é baseado em um texto parcialmente autobiográfico, publicado no Japão pela Shinchosha Publishing, que está diretamente ligada ao longa.

Atualização [16h47]: Em contato com a Netflix, a plataforma informou ao JBox que o filme Túmulo dos Vagalumes não faz parte do pacote, pois não está presente no acordo firmado com a distribuidora Wild Bunch International.

[Via @NetflixBrasil e Omelete]