Você piscou e Bleach já está quase completando 20 anos de idade. OK, na verdade o aniversário mesmo é só no ano que vem, mas no próximo mês de março o evento AnimeJapan tem garantido um painel intitulado (em tradução livre) “Projeto do 20º Aniversário de Bleach e Apresentação do Novo Trabalho de Tite Kubo“. E se você é desavisado das coisas, Tire Kubo é o autor de Bleach.

O painel acontecerá no dia 21 de março, primeiro dia do evento, que acontece no Tokyo Big Sight (um centro de convenções e exposições da capital japonesa). Além da presença de Kubo (que como o título diz, deve apresentar seu novo projeto), também estarão por lá os atores Masakazu Morita e Ryotaro Okiayu (vozes originais do Ichigo e do Byakuya, respectivamente, no animê de Bleach), o editor-chefe da revista Shonen Jump (onde Bleach foi publicado) Hiroyuki Nakano e o comediante Yoshiyuki Hirai.

Logo da página oficial do projeto ‘Bleach: face again’.

Um site oficial para a comemoração de duas décadas da série também foi aberto, por enquanto apenas com os dizeres “face again” (encare de novo), que é o título do projeto.

O último trabalho de Tite Kubo para a Shonen Jump foi com o one-shot Burn the Witch, em 2018. No ano passado, ele foi o designer responsável pelo visual dos personagens do game Project Sakura Wars.

[Via ANN]


Bleach conta a história de Ichigo Kurosagi, um adolescente que sempre entra em brigas e consegue sentir e ver espíritos. Em um dia, Ichigo se depara com a ceifeira de almas Rukia Kuchiki que lhe “empresta” parte de seus poderes para que Ichigo possa ajudar sua família.

O mangá de Tite Kubo, foi publicado na revista Weekly Shounen Jump de agosto de 2001 até agosto de 2016, rendendo 74 volumes. No Brasil foi, publicado por completo pela editora Panini em formato físico, com aguns volumes também disponíveis em ebook.

Em outubro de 2004 começou a ser exibida a adaptação em animê, produzida pelo Studio Pierrot com direção de  Noriyuki Abe (Yu Yu Hakusho). A série foi concluída em 2012 sem adaptar a história completa do mangá, com 366 episódios. Em julho de 2018 foi lançado um filme live-action com a direção de Shinsuke Sato (leia aqui a crítica do filme).

O animê completo está disponível atualmente pela Crunchyroll com legendas em português. Parte da série está disponível com opção de dublagem pela Netflix, que também exibe o filme live-action, e pelo serviço Claro TV/NOW. Anteriormente, o animê foi exibido pelo Animax, Sony Spin, Claro Vídeo e PlayTV.