Em setembro de 2019, publicamos por aqui um artigo analisando os mangás da editora Pipoca e Nanquim lançados no formato digital (ebook). Na ocasião, títulos como Guardiões do Louvre, Virgem Depois dos 30 e O Preço da Desonra apresentaram uma série de problemas na experiência de leitura – que segundo a própria editora, devem ser corrigidos em breve.

Em vídeo publicado no canal do YouTube do Pipoca e Nanquim, os editores Bruno Zago e Daniel Lopes comentaram os próximos passos dos ebooks de quadrinhos, que devem incluir no futuro um lançamento simultâneo com a edição impressa. “Esse ano agora a gente vai começar a tentar fazer lançamento simultâneo. Chega no estoque da Amazon (físico), sai no ebook também” – afirma Daniel.

Especificamente para os mangás, além de questões de baixa resolução, uma das maiores queixas era a de que as páginas seguiam um movimento ocidental.

Bruno Zago explicou o processo das correções que virão por aí: “É que nós demoramos pra acertar a conversão [do arquivo de impressão para o digital]. Algumas conversões saíram com problema, algumas pessoas reclamaram, nós falamos com a Amazon e ela está acertando essas conversões. Muita coisa sendo convertida de novo, e agora os novos quadrinhos já vão ser convertidos nesse esquema atual, o melhor que tem: que mantém a resolução, a paginação certinha, você vê leitura por quadrante e tal. O mangá vai passar a página no sentido oriental de leitura, aí tudo vai entrar no catálogo“.

O Pipoca e Nanquim promete que todos os ebooks que ainda não constam na loja Amazon Kindle ainda serão convertidos, mas não especificou uma data para começarmos a ver essas mudanças. Quem comprou uma versão com “problemas” pode ficar tranquilo, pois essas atualizações acontecem sem custo adicional.

[Via YouTube Pipoca e Nanquim]


Mangás do Pipoca e Nanquim na Amazon (edições físicas):