Ainda parece mentira, mas o último filme do projeto Rebuild of Evangelion realmente vai estrear este ano. A tetralogia se encerra com Evangelion: 3.0+1.0, que chega aos cinemas japoneses no próximo dia 27 de junho de 2020, e ganhou um trailer recapitulando toda a jornada até aqui.

Pra aquecer para a estreia (e treinar seu japonês), confira o resumão dos filmes no vídeo abaixo:

O projeto ‘Rebuild‘ foi desenvolvido como um reboot do animê de TV (disponível atualmente pela Netflix). O 1º filme foi lançado em 2007, com o título de Shin Gekijouban: Jo, ou também 1.0 You Are (not) Alone. Apesar dessa primeira parte ter sido quase idêntica à série original, a partir do segundo filme tomou-se um rumo totalmente diferente.

2.0 You Can (not) Advance, a sequência, foi lançada no Japão em 2009. O 3º filme,  3.0 You Can (Not) Redo, veio em 2012.

Os dois primeiros filmes foram lançados no Brasil em home-video pela Paris Filmes. Ambos ganharam DVD, mas só o primeiro saiu também em Blu-ray.

Confira também o trailer anterior focado apenas nesse 4º filme:

A equipe de produção pelo estúdio Khara é a seguinte:

Diretor de Animação em CGI: Yusuke Matsui
Diretor Técnico de CGI: Takashi Suzuki
Diretor de Modelagem em CGI: Manabu Kobayashi
Animação em CGI: Masanori Iwasato, Ryōichi Nakama
Rigging: Tsubasa Takabe
Fotografia: Nanae Hirabayashi, Hiroaki Yabe, Toyonori Yamada
Monitor Gráfico: Hiroyasu Kobayashi
Key Animation: Syuuichi Iseki
In-between Animation: Studio Khara
Cores: Kazuko Kikuchi (Wish)
Arte de fundo: Tatsuya Kushida (Deho Gallery)

Saiba mais sobre as diferentes versões de Evangelion aqui.

[Via YouTube estúdio Khara]


Com 26 episódios produzidos pelo estúdio GAINAX, a série Neon Genesis Evangelion (Shin Seiki Evangelion) foi ao ar no Japão entre 1995 e 1996, adquirindo uma fama gigantesca por ter um “tom” bem diferente dos animês exibidos até então, sendo um marco naquela década e influenciando diversas obras.

Em 1997, foi lançado no Japão o filme Death & Rebirthque recapitula os 24 primeiros episódios em sua 1ª parte, seguindo com uma sequência de animação inédita em sua segunda parte. Essa segunda parte virou a primeira parte de outro filme, The End of Evangelion, também lançado no Japão em 1997, sendo um final alternativo à série de TV (saiba mais aqui).

Dirigida por Hideaki Anno, a trama pós-apocalíptica de Evangelion foca no personagem Shinji Ikari, um adolescente recrutado por seu próprio pai para ser o piloto de um EVA – um bio-robô gigante. Os EVAs, controlados pela organização NERV, são sempre movidos por adolescentes, como forma de combater ameaças alienígenas conhecidas como Angels, a fim de impedir outra catástrofe como a ocorrida na Terra há 15 anos, evento conhecido como o Segundo Impacto.

O animê estreou no Brasil em 1999 pelo extinto canal Locomotion, sendo reprisado anos mais tarde pelo também extinto Animax, com uma redublagem pela Álamo mantendo boa parte do elenco original. Atualmente, com uma 3ª dublagem (saiba mais aqui), está disponível pela Netflix.

Um mangá, produzido originalmente em paralelo com a animação, teve publicação iniciada pela Conrad e finalizada pela Editora JBC (com direito a lançamento simultâneo do último volume juntamente com o Japão).

Os direitos da série atualmente pertencem ao estúdio Khara, do próprio Hideaki Anno, que produz o remake na tetralogia Rebuild of EvangelionO último filme será lançado este ano.