Mais 26 episódios de Sonic X chegaram recentemente ao catálogo do Prime Video. Com isso, a plataforma de streaming da Amazon agora conta com 52 episódios da série, a mesma quantidade também disponível pela concorrente Netflix.

A versão é aquela mesma editada pela americana 4kids nos anos 2000, exibida por aqui pelos canais Jetix e Rede Globo. No Prime Video a série conta apenas com o áudio dublado em português.

Página de Sonic X no Prime Video.

Acesse a página de Sonic X no Prime Video clicando aqui.

Além dos 52 episódios, divididos em 2 temporadas, é possível encontrar no serviço de streaming uma página com 13 episódios. Essa página específica traz uma cópia de qualidade inferior, replicando DVDs que saíram por aqui pela Spot Films e Focus Filmes anos atrás. Além da imagem pior, outra diferença besta nas duas versões é a abertura,  já que a “versão de 13 episódios” traz a mesma introdução de quando o animê passou na TV brasileira nos anos 2000, com 30 segundos de uma letra que se resume a “Sonic X, Sonic X” cantada repetidas vezes. Na “versão melhorada”, a abertura é maior e com a letra (em inglês) da canção “Gotta Go Fast“. Essa mesma música é a que toca em versão reduzida nos créditos finais e que ganhou adaptação em português, mantida em ambas as versões.

Ícone da Sega nos videogames, Sonic ganhou recentemente um filme para os cinemas, que entrou em cartaz no Brasil esta semana.

[Via Prime Video]


Produzido em 2003 pela TMS Entertainment (a mesma de Saint Seiya: The Lost Canvas), Sonic X começa quando o Dr. Eggman coleta todas as 7 Esmeraldas do Caos e está prestes a ter poder supremo pra governar o mundo. É aí que Sonic interfere, causando uma grande explosão que envia ele e seus amigos à Terra. Em nosso planeta, o ouriço é resgatado por um garoto de 12 anos chamado Christopher, que o ajuda a encontrar seus companheiros para coletar todas as poderosas esmeraldas e derrotar o malvado vilão.

Com uma versão editada pela extinta empresa americana 4Kids, a série estreou por aqui em 2004 e teve 65 episódios exibidos pelo Jetix. Em TV aberta, a Globo chegou a passar mais que isso, começando a transmitir o animê em 2007, porém ao final restringiu a exibição para o sinal da parabólica. Ambos os casos tiveram mais episódios exibidos que o próprio Japão – que inicialmente só transmitiu 52 pela TV. Em seu país de origem, Sonic X não teve uma audiência tão satisfatória quanto nos Estados Unidos, onde houve a “encomenda” de mais 26 episódios (totalizando 78) na chamada saga Metarex – que começou a ser exibida pela 1ª vez na TV japonesa em janeiro deste ano (pegando embalo no filme).

Em 2009, a Editora Online publicou no Brasil a série Sonix X Em Quadrinhos, trazendo material original publicado nos Estados Unidos pela Archie Comics, baseado no animê. Lá fora a publicação rendeu 40 edições, mas por aqui não foi além da número 5.

Ainda na época em que Sonic X era transmitido na TV paga, a Spot Films lançou 4 DVDs no Brasil reunindo 12 episódios, que foram relançados por outros selos “obscuros” posteriormente, até ganhar outro lançamento pela Focus Filmes em 2016 – e também começar a figurar serviços de on demand.