Termos um animê sendo lançado no mercado brasileiro de home-video hoje em dia já é uma raridade por si só. Sendo um animê que pouquíssima gente conhece, então, parece até o mais improvável dos cenários. Mas a Versátil Home Video trabalha totalmente fora da curva e prepara para março o lançamento de A Tragédia de Belladonna (Kanashimi no Belladonna), um “cult” dos anos 1970 que foi produzido pelo estúdio Mushi Production – empresa de animação do “deus do mangá” Osamu Tezuka.

O lançamento faz parte de uma coleção da Versátil chamada de Caça às Bruxas no Cinema, que reúne obras diversas e clássicas sobre bruxaria. Esse será o segundo volume da coleção, em um pack de 2 DVDs que incluem, além de A Tragédia de Belladonna, os filmes A Marca do Diabo (1970, Alemanha), O Uivo da Bruxa (1970, Inglaterra) e Superstição (1982, Canadá).

Capa do DVD duplo Caça Às Bruxas Vol.2 | Divulgação/Versátil

Com preço inicial de R$ 59,90, o material está em pré-venda pela loja do selo, com entrega prevista a partir de 10 de março de 2020.

A Tragédia de Belladonna foi produzido em 1973, sendo o terceiro e último filme de uma série chamada Animerama – com produções adultas cheias de experimentações visuais e erotismo. Seu fracasso comercial na época é apontado como um dos motivos pela falência do estúdio (que fechou as portas no mesmo ano de lançamento do filme, reabrindo anos depois).

Dos três filmes da série, este foi o único que não teve roteiro e direção de Osamu Tezuka, que abandonou a produção ainda no começo para se dedicar aos mangás. É também considerado o “mais sério” do Animerama, já que os anteriores traziam algum tom cômico no meio de toda a “viagem de ácido” que vemos na tela.

Dirigido por Eiichi Yamamoto, A Tragédia de Belladonna tem como base o livro La Sorcière (ou Satanismo e Bruxaria), escrito pelo francês Jules Michelet em 1862. A produção do filme levou por volta de 6 anos e inclui várias cenas estáticas de pinturas.

Sinopse pela Versátil:
Na França medieval, na noite de seu casamento, a jovem Jeanne é estuprada pelo barão local e depois é acusada de bruxaria. Transgressora e altamente criativa obra-prima da animação japonesa inspirada em clássico da historiografia sobre o tema.

O DVD inclui apenas áudio original em japonês, com legendas em português.

Fonte: Loja Versátil