Uma eleição realizada pela emissora de televisão NHK em todo o Japão elencou os jogos, personagens e músicas de Final Fantasy mais amados pelo público nipônico. A votação online, iniciada em dezembro do ano passado e encerrada na metade de fevereiro, teve participação de 470 mil pessoas, onde 50,8% dos participantes se declaravam homens, e 49,2% responderam ser mulheres.

O resultado de todas as enquetes foi divulgado ao vivo durante a programação do canal no fim do último mês e, apesar do favoritismo esperado para Final Fantasy VII (que é o título mais vendido, com 11 milhões de cópias contabilizadas), o 10° jogo numerado da série principal provou ser muito mais querido pelos fãs japoneses.

Final Fantasy X, lançado originalmente em 2001 e o primeiro jogo da série a utilizar o recurso da dublagem, terminou escolhido como o título favorito, enquanto FF VII e FF VI completam o Top 3. A música To Zanarkand (trilha da abertura de FF X) também foi eleita a canção favorita e mais marcante da franquia, enquanto Yuna conquistou a vice-liderança dos personagens mais amados – lista que é liderada por Cloud Strife. Sephiroth (FF VII) e Noctis (FF XV) curiosamente não entraram no Top 10, mas ficaram em 11° e 13° lugar, respectivamente.

Sem mais delongas, eis o resultado:

  • Jogos
    10° :
    Final Fantasy XV
    9° : Final Fantasy XI
    8° : Final Fantasy IV
    7° :
    Final Fantasy VIII
    6° : Final Fantasy V
    5° : Final Fantasy XIV
    4° : Final Fantasy IX
    3° : Final Fantasy VI
    2° : Final Fantasy VII
    1° : Final Fantasy X

 

  • Personagens
    10° :
    Zack (Crisis Core: FF VII)
    9° : Tifa (FF VII)
    8° : Lightning (FF XIII)
    7° :
    Tidus (FF X)
    6° : Emet-Selch (FF XIV)
    5° : Zidane (FF IX)
    4° : Vivi (FF IX)
    3° : Aerith (FF VII)
    2° : Yuna (FF X)
    1° : Cloud (FF VII)

 

  • Chefes e/ou Summons
    10° :
    Safer-Sephirot (FF VII)
    9° : Syldra (FF V)
    8° : Bahamut ZERO (FF VII)
    7° :
    Braska’s Final Aeon (FF X)
    6° : Valefor (FF X)
    5° : Omega (FF V)
    4° : Anima (FF X)
    3° : Hades (FF XIV)
    2° : Kefka (FF VI)
    1° : Knights of the Round (FF VII)

 

  • Músicas
    10° :
    “Those Who Fight” (FF VII)
    9° : “Main Theme” (FF)
    8° : “Melodies of Life” (FF IX)
    7° :
    “Aerith’s Theme” (FF VII)
    6° : “One-Winged Angel” (FF VII)
    5° : “Flash” (FF XIII)
    4° : “In Search of Friends” (FF VI)
    3° : “Eyes On Me” (FF VIII)
    2° : “Clash on the Big Bridge” (FF V)
    1° : “To Zanarkand” (FF X)

[Via Nova Crystallis]


Final Fantasy é uma franquia multimídia e a série de RPG mais popular mundialmente. Publicada e desenvolvida pela Square Enix, seu primeiro título foi lançado em 1987 – quando a empresa ainda se chamava Squaresoft -, criado por Hironobu Sakaguchi como uma última tentativa de emplacar um sucesso da companhia, que na época passava por problemas financeiros e acreditava que este seria seu último jogo. Os elogios da crítica e o sucesso comercial do primeiro FF mudaram o cenário e geraram inúmeras sequências e outros produtos, incluindo filmes, séries de animê e mangás.

Como a história de Final Fantasy (1987) não foi criada para ter uma continuação, Final Fantasy II (1988) foi o primeiro jogo da história em que a sequência não tinha locais ou personagens do antecessor. Isto acabou se repetindo nos títulos posteriores e tornando-se uma característica da franquia. Cada título conta com uma história própria, um novo elenco de personagens e mundos diferentes, que compartilham alguns elementos em comuns que definem a franquia, que já vendeu mais de 140 milhões de cópias no mundo.