A Square Enix, dona de franquias como Final Fantasy, NieR e Kingdom Hearts, utilizou seu Twitter oficial para apoiar a decisão da ESA em cancelar a Electronic Entertainment Expo (E3) como medida preventiva para conter o avanço do novo coronavírus. Além disso, empresa também informou que busca outras maneiras de mostrar as suas novidades previstas para o evento.

“Conforme o mundo se une, não há nada mais importante que assegurar a saúde e bem-estar de nossos funcionários e suas famílias, de nossos parceiros e, sem dúvidas, de nossos fãs. Apoiamos o cancelamento da E3 pela ESA e queremos mostrar, do fundo do coração, nosso carinho por todos que trabalham duro para levar jogos e experiências inesquecíveis para a E3. Entendemos que pode ser decepcionante não só para nossos desenvolvedores e distribuidores, mas também para incontáveis fãs que vêm de muito longe celebrar o mundo dos jogos na E3. Estamos com vocês.

Nossa programação para 2020, e também para as próximas gerações que vierem, está mais forte do que nunca. Apesar de a E3 sempre ter sido um momento incrível para anunciarmos novos jogos, estamos procurando alternativas para levá-los a vocês. Temos novidades por aí, fiquem de olho.

Obrigada.”

Algumas outras empresas, como Microsoft, Ubisoft e Nintendo, já se pronunciaram dando a entender que farão as apresentações preparadas para o evento em algum outro momento (embora a apresentação da Nintendo seja apenas a exibição de um Direct, é comum que demos de novos títulos fiquem disponíveis para o público da feira). A E3 estava prevista para acontecer de 9 a 11 de junho em Los Angeles (EUA).

Uma parte da indústria de jogos vêm procurando alternativas à E3 há algum tempo – a Sony, por exemplo, já havia anunciado sua ausência no evento neste ano, supostamente preferindo levar seus produtos a outras convenções pelo mundo. Há certa insatisfação com a feira ser muito focada em negócios, e pouco voltada aos fãs.

A E3 é uma das maiores feiras voltadas a jogos eletrônicos. Ela surgiu em 1995, numa época em que a indústria de games ainda estava se estabelecendo e havia a necessidade de maior diálogo entre as desenvolvedoras e o varejo.

 

Fonte: Square via Siliconera