A editora Shueisha anunciou que a seriação do mangá Samurai 8: The Tale of Hachimaru (Samurai 8: Hachimaruden ou A Lenda de Hachimaru, em tradução literal) chegou ao fim e que o último capítulo da obra já é o que sai nas páginas da Shonen Jump desta semana. Desta forma, quase que de repente, Samurai 8 chega a sua conclusão com apenas 43 capítulos lançados e com 5 volumes encadernados, sendo que este quinto e último volume só será publicado no Japão em maio.

A verdade é que o final da obra acabou acontecendo muito rápido se lembrarmos que o mangá não completou nem um ano de publicação e que as expectativas do público e da própria editora eram bem altas, a partir do momento em que o título foi anunciado no final de 2018. Mesmo que Kishimoto tenha declarado desde cedo que não pretendia criar uma história tão longa, esta termina com a metade do número de edições que ele previa, de cerca de 10 volumes. De fato, Samurai 8 sofreu com a baixa popularidade e desinteresse do grande público, resultando nas baixas vendas e no seu provável cancelamento.

Akira Okuba, que dividiu a autoria do mangá com Masashi Kishimoto (que também é autor de Naruto), se despediu dos fãs através de uma curta mensagem na revista, agradecendo os que acompanharam seu trabalho: “Obrigado por continuar conosco até agora. Foi um passeio feliz. Até algum dia.” Antes de trabalhar com Samurai 8, Okubo foi assistente de Kishimoto no mangá de Naruto.

Samurai 8: The Tale of Hachimaru permanece inédito no Brasil, não sendo publicado por nenhuma editora nacional. No entanto, os capítulos mais recentes podem ser acessados gratuitamente pelo aplicativo MANGA Plus, da editora Shueisha, com tradução em inglês e espanhol.

[Via Twitter WSJ_manga]


Sinopse de Samurai 8:
A galáxia está no fim de sua existência e não irá suportar por mais que um século. Mas um samurai recebeu a missão de tentar salvar todos os planetas dispersos e seus respectivos habitantes, encontrando a Caixa de Pandora, um objeto contendo um segredo selado pelo deus dos guerreiros, Fudo Myo-o, capaz de salvar o mundo inteiro. Para abrí-la, alguém antes precisará encontrar as sete chaves. Hachimaru, um menino fraco que precisa de assistência médica desde o nascimento, pode ser um deles!