Saudações inca-venusianas! (Awika!) Shout! Factory inaugura serviço de streaming só de tokusatsu. Jaspion, Gavan, Patrine e outros clássicos estarão no novo canal da Toei no YouTube, que estreia logo mais em abril. E hoje à noite tem filme dos Power Rangers na TV. E como diz a canção, mantenha a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo. Fique em casa e acompanhe a Coluna do Daileon. :)


Overdose de tokusatsu

Antes do destaque da manchete, vamos contextualizar os dois anúncios da semana por ordem cronológica.

Depois da “prévia” inusitada da primeira série Kamen Rider na TubiTV (leia mais aqui), o site IGN anunciou nesta segunda (16) o lançamento do serviço de streaming TokuSHOUTsu nos EUA. Como o próprio nome sugere, a plataforma da distribuidora Shout! Factory é dedicada exclusivamente para o fandom de tokusatsu na terra do Tio Sam.

A Shout! detém direitos de séries como Ultraman Leo, Zyuranger e Kamen Rider, sua mais nova aquisição. Todos esses e outros títulos de tokusatsu licenciados pela empresa estão disponíveis na plataforma desde a 0h (horário do Pacífico) de terça (17), na seção Tech & Geek do serviço Pluto TV. O tradicional evento Power Morphincon será transmitido ao vivo na TokuSHOUTsu.

Além disso, o conteúdo terá o programa semanal Let’s Talk Toku, apresentado por Jason Narvy, o Skull de Power Rangers, que receberá convidados em alguns episódios. Assista ao trailer:

Comentário: Sobre a estreia de Kamen Rider, Shinichiro Shirakura, produtor da Toei Company, tinha receio de investir a franquia no Ocidente, considerando que a visão dele era de adaptações gringas (entenda: Masked Rider e Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão). Faltava-lhe mais contato com o público fora do Japão e, por sinal, a interação com os fãs lhe permitiu uma mudança de mindset. Ele está de parabéns pela iniciativa. Sobre o novo serviço, os americanos merecem, visto que o fandom de lá é mais unido do que aqui, consequentemente o mercado de tokusatsu é rentável e os fãs não ficam reclamando de barriga cheia. Receita de sucesso que o Brasil deveria seguir.


Do Japão para o mundo

Enquanto uma plataforma como essa não chega por aqui, a Toei anunciou outra surpresa na noite desta quarta (18). A produtora inaugura o canal Toei Tokusatsu World Official, no YouTube, a partir de 6 de abril. Obviamente sem conteúdo antes da data, o canal já está disponível aqui.

Clássicos como Gorenger, Gavan, Jaspion, Patrine, entre outros títulos das décadas de 1960 a 1990 estarão disponíveis com legendas em inglês. Também haverá animês clássicos como Voltes V, Daltanius e Daimos.

Os dois primeiros episódios de 70 séries (140 episódios) estarão no ar já no dia da inauguração do canal. Os demais episódios estarão disponíveis na segunda semana, com lançamentos semanais e somente com áudio original por enquanto, podendo haver atualizações de legendas. O canal pretende avisar quando elas estiverem disponíveis em qualquer idioma. Veja a programação:

  • 13 de abril: Episódios 3 e 4 de National Kid (novos episódios às segundas-feiras);
  • 14 de abril: Episódios 3 e 4 de Suki Suki Majo Sensei (novos episódios às terças-feiras);
  • 15 de abril: Episódios 3 e 4 de Robot 8-chan (novos episódios às quartas-feiras);
  • 16 de abril: Episódios 3 e 4 de Space Cop Gavan (novos episódios às quintas-feiras);
  • 17 de abril: Episódios 3 e 4 de Jaspion e Hard Gumi (novos episódios às sextas-feiras);
  • 18 de abril: Episódios 3 e 4 de Winspector e Magical Girl Chukana Paipai (novos episódios aos sábados);
  • 19 de abril: Episódios 3 e 4 de Gorenger e Combattler V (novos episódios aos domingos).

Veja na galeria os releases oficiais (também apresentando o mascote do canal, Contenmaru, a raposa ninja):

Para o futuro próximo, a Toei Tokusatsu World Official irá disponibilizar também as séries Captain Ultra, JAKQ, Sharivan, Patrine, Changérion e muito mais.

E um detalhe: Dependendo do programa, pode haver limitações de visualizações em determinadas áreas e países.

Acesse o comunicado oficial de impressa (em japonês e em inglês) do canal aqui.

Comentário: Um sonho que parecia distante está se tornando realidade em pleno 2020. Antes tarde do que nunca (aleluia!). Só estava mesmo faltando a Toei dar esse passo importante na era digital, como a Tsuburaya já vinha fazendo há vários anos. Eu espero que, ao contrário do canal oficial do Ultraman no YouTube, os episódios fiquem disponíveis não apenas uma semana por episódio, mas que permaneçam no ar e estejam acessíveis para o público em playlists para quem quiser ver e rever quando quiser (como é o caso do Tokusatsu TV). Em tempo, já podemos dizer que agora temos uma “versão internacional” do Toei Channel. Shirakura, nunca te critiquei…


Home-video

Super Sentai MOVIE Party: Kishiryu Sentai Ryusoulger VS Lupinranger VS Patranger & Mashin Sentai Kiramager Episode ZERO será lançado em DVD e Blu-ray, no Japão, em 24 de junho. O filme – que também introduziu os personagens de Kiramager – estreou nos cinemas do arquipélago em fevereiro passado.


Irmãs Sonozaki

Ami Namai (37) e Rin Asuka (28), as irmãs Saeko e Wakana Sonozaki de Kamen Rider W (Double), serão entrevistadas para a edição deste mês do mangá Fuuto Detectives (Fuuto no Tantei), que é uma continuação dos eventos da série de TV. O capítulo será publicado através da Weekly Big Comic Spirits.

Outros atores do elenco como Koji Kikawa (Sokichi Narumi/Kamen Rider Skull) e Hikaru Yamamoto (Akiko Narumi), Renn Kiriyama (Shotaro Hidari, a esquerda de Double), Masaki Suda (Philip, a direita de Double) e Minehiro Kinimoto (Ryu Terui/Kamen Rider Accel) já foram entrevistados em edições passadas.

O novo capítulo será lançado em 30 de março, junto com o oitavo volume do mangá.


Ranger Azul

O JBox TV, nosso canal no YouTube, apresenta uma entrevista com David Yost, o Billy de Power Rangers. O ator americano esteve no Brasil em dezembro de 2019 como atração da CCXP.

É neste sábado (21). Não perca!


O número 1

A Tamashii Nations anunciou o S.H. Figuarts Kamen Rider Metal Build, inspirado no vilão do V-Cinema de Kamen Rider Grease, de Kamen Rider Build. O conjunto estará à venda a partir de agosto por 7,150 ienes. Veja as imagens na galeria:


Músculos de aço

Outra novidade da Tamashii Nations é o S.H. Figuarts Ultraman Titas, inspirado no herói musculoso de Ultraman Taiga. Também custando 7,150 ienes, o material será lançado em setembro. Veja as imagens na galeria:


Zubat

A Evolution Toy anunciou a figure de Zubat, especialmente para a linha Hero Action Figure.

Para quem não sabe, Kaiketsu Zubat (não confunda com o Pokémon morcego, ok?) foi uma série tokusatsu produzida pela Toei Company em 1977, que teve como criador o lendário Shotaro Ishinomori (o pai dos Kamen Riders) e como protagonista o veterano Hiroshi Miyauchi (o Chefe Masaki em Winspector e Solbrain).

Com previsão de lançamento para julho, a figure vai custar 9,860 ienes. Veja as imagens:


Sessão das dez

Pra fechar a Coluna de hoje, reforçando que você tem um motivo a mais pra fica em casa. Esta noite tem Power Rangers – O Filme no canal Telecine Pipoca. Aproveite que o sinal está aberto nas operadoras de TV por assinatura por conta da pandemia do novo coronavírus (saiba mais aqui).


Previnam-se e a gente se encontra na próxima sexta. Fé em Deus e saúde pra todos nós. Té +.