Logo após oficialmente adiar a estreia de Evangelion: 3.0+1.0, o estúdio Khara disponibilizou os três filmes de Rebuild of Evangelion (Shin Evangelion Gekijouban) em seu canal no YouTube e no aplicativo oficial EVA-EXTRA. O aplicativo pode ser baixado do Brasil, mas está em japonês.

Os filmes estão disponíveis no app aparentemente desde o dia 18, mas foram adicionados ao YouTube apenas hoje. Segundo o site Siliconera, as obras devem ficar disponíveis no app até o dia 30, presumimos que o mesmo valerá para o YouTube. Abaixo, está o primeiro filme já dentro da playlist contendo os três, no áudio original em japonês, mas sem legendas:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLYX2zlwAgeP6cUFt6F6WFAL3uT-e3RgJl

 

Os três primeiros longas da série são: 1.0 You Are (not) Alone (2007), 2.0 You Can (not) Advance (2009) e 3.0 You Can (Not) Redo (2012). O primeiro filme é quase idêntico à série original, mas, do segundo em diante, a história começa a mudar. Os dois primeiros vieram para o Brasil em home-video pela Paris Filmes, ganhando versões em DVD, com o primeiro ainda tendo uma versão em Blu-ray. O terceiro filme permanece inédito no país de forma oficial.

O estúdio Khara também publicou uma nota de Hideaki Anno, criador da série, comentando sobre a decisão de adiar a estreia do filme:

UMA MENSAGEM DE HIDEAKI ANNO

Segundo a versão original japonesa, escrita por ele à mão

Para todos que sofreram com a recente doença do Coronavírus 2019 (COVID-19), deixo aqui meus sinceros sentimentos.

Também, para todas as equipes de saúde e pessoas relacionadas ainda trabalhando no caso, gostaria de expressar todo o meu respeito e gratidão.

Lamento muito por deixá-los esperando ainda mais por nosso novo filme devido a uma situação inesperada, até eu sei muito bem que vocês já esperaram por quase oito anos.

Darei o meu melhor junto com vocês, com nosso espírito invencível, mesmo enquanto todos enfrentamos essa árdua situação.

 

Obrigado a todos por todo apoio até aqui.”

 

Fonte: Khara, Evangelion, EVA-EXTRA, Siliconera


Com 26 episódios produzidos pelo estúdio GAINAX, a série Neon Genesis Evangelion (Shin Seiki Evangelion) foi ao ar no Japão entre 1995 e 1996, adquirindo uma fama gigantesca por ter um “tom” bem diferente dos animês exibidos até então, sendo um marco naquela década e influenciando diversas obras.

Em 1997, foi lançado no Japão o filme Death & Rebirthque recapitula os 24 primeiros episódios em sua 1ª parte, seguindo com uma sequência de animação inédita em sua segunda parte. Essa segunda parte virou a primeira parte de outro filme, The End of Evangelion, também lançado no Japão em 1997, sendo um final alternativo à série de TV (saiba mais aqui).

Dirigida por Hideaki Anno, a trama pós-apocalíptica de Evangelion foca no personagem Shinji Ikari, um adolescente recrutado por seu próprio pai para ser o piloto de um EVA – um bio-robô gigante. Os EVAs, controlados pela organização NERV, são sempre movidos por adolescentes, como forma de combater ameaças alienígenas conhecidas como Angels, a fim de impedir outra catástrofe como a ocorrida na Terra há 15 anos, evento conhecido como o Segundo Impacto.

O animê estreou no Brasil em 1999 pelo extinto canal Locomotion, sendo reprisado anos mais tarde pelo também extinto Animax, com uma redublagem pela Álamo mantendo boa parte do elenco original. Atualmente, com uma 3ª dublagem (saiba mais aqui), está disponível pela Netflix.

Um mangá, produzido originalmente em paralelo com a animação, teve publicação iniciada pela Conrad e finalizada pela Editora JBC (com direito a lançamento simultâneo do último volume juntamente com o Japão).