A 17ª edição do Anime Friends está oficialmente adiada para o ano que vem, conforme comunicado divulgado pela organização em suas redes sociais e pelo site oficial. O evento dedicado à cultura pop japonesa é o mais tradicional da América Latina, sendo organizado em São Paulo desde 2003. Este será o primeiro ano em que ele não será realizado desde a criação.

O Anime Friends estava programado para acontecer nos dias 1º e 2 de agosto, no Anhembi, em São Paulo. Outra edição, no Rio de Janeiro, estava programada para os dias 18 e 19 de julho – seria a segunda edição carioca do evento, sendo realizado no Centro de Convenções Sulamérica. O cancelamento se dá pelo momento atual vivido pelo mundo com a pandemia do novo coronavírus. O Anhembi, que receberia a versão paulista, está sendo ocupado no momento por um hospital de campanha, montado para receber pacientes com a COVID-19.

O comunicado cita que a decisão do cancelamento foi difícil, e havia sido estipulada uma data limite como parâmetro para a possibilidade de ainda realizar o evento com segurança – o que mostrou-se totalmente inviável. Uma nova data será informada futuramente, mas é certo que a 17ª edição do Anime Friends será somente em 2021. O Ressaca Friends, previsto para dezembro, ainda está mantido.

Segue na íntegra o comunicado do Anime Friends:

É com pesar que a Maru Division anuncia o adiamento das edições do Anime Friends e Anime Friends Tour: Rio de Janeiro para o próximo ano de 2021, devido à pandemia do Covid-19, com datas a serem divulgadas brevemente em nossas mídias sociais.

Como vocês devem imaginar, essa foi uma das decisões mais difíceis que já tomamos, foram semanas tensas onde colocamos uma data limite como parâmetro, onde ainda poderíamos oferecer um evento de alto nível, sem pôr em risco nosso público, artistas e colaboradores, pois nossa maior preocupação é com a saúde e a segurança de todos.

O atual cenário que estamos vivenciando, apresenta muitas incertezas e entendemos a decepção de todos. Sabemos que serão muitos os questionamentos, mas esperamos poder explicar tudo que for necessário (em caso de dúvidas responderemos inbox).

Ao final de todos os nossos eventos, quando todo o público já foi embora, fazemos um grande círculo com todos os integrantes da equipe, ainda no calor do momento, onde expomos nossas impressões, o que deu certo, o que deu errado e como podemos melhorar para as próximas edições, sem deixar de existir a satisfação do dever cumprido e com o desafio de fazer ainda melhor.

Alguns ainda pensam que é apenas por dinheiro, esses não sabem que todos dentro do nosso grupo, sem exceção, amam de verdade o que fazem, pois como você todos somos fãs e fazemos parte desta história, dessa família chamada Anime Friends.

Guardem seus ingressos, eles continuarão válidos para as novas datas a serem anunciadas.

Continuamos a todo vapor para que em 2021, a 17ª edição do Anime Friends venha grandiosa, com atrações incríveis e com a presença de todos vocês, que fazem a diferença em cada edição. Será uma retomada triunfante desta celebração… de todos e para todos!

Ainda existem surpresas guardadas para este ano, por isso continue nos acompanhando.

Nesse momento tão delicado cuidem-se, protejam seus próximos e com certeza manteremos aquilo que sempre transborda em nossos eventos: a empatia, a alegria, a amizade e o desejo de sermos sempre melhores.

Grande abraço a todos, nos vemos em breve!

 

Para este ano, a única atração confirmada era a banda japonesa Girlfriend, que se apresentaria na edição carioca em julho. Ainda não há certeza se o show será mantido para a futura data.


Fonte: Anime Friends