Em face à pandemia causada pela COVID-19, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu que filmes previstos para saírem no cinema, mas com estreia em serviços de streaming dado o contexto atual, estarão aptos à indicação ao Oscar 2021. A decisão, por ora, vale apenas para essa premiação.

Em condições normais, entre os critérios necessários para ser indicado, está a exibição em cinemas em Los Angeles por uma semana, estar legendado em inglês (em caso de filme estrangeiro) e não ser lançado em DVD ou outros formatos dentro dos EUA antes da exibição em Los Angeles.

A Academia ainda informa que, quando os cinemas reabrirem, essas exceções não valerão mais – alguns, mais otimistas, estão projetando julho. Contudo, ainda consideram incluir exibições em cinemas de outras cidades americanas, como Nova Iorque, Miami, Chicago, São Francisco e Atlanta.

Como informamos anteriormente, a GKIDS pretendia colocar Lupin III – O Primeiro na corrida pelo Oscar 2021. Com essa nova regra, o filme talvez ainda possa concorrer e outros longas japoneses podem acabar aptos a uma indicação.

 

Fonte: Mainichi