A GKIDS, que detém os direitos de filmes da Ghibli e diversos outros filmes animados “cult”, pretende exibir Lupin III – O Primeiro, filme 3DCG da franquia, nos cinemas americanos ainda neste ano, com dublagem em inglês e em japonês (com legendas em inglês, neste caso), já mirando no Oscar 2021.

Para um filme estar apto para concorrer ao Oscar, é necessário cumprir alguns critérios, incluindo uma exibição em cinemas em Los Angeles por uma semana, estar legendado em inglês (em caso de filme estrangeiro) e não ser lançado em DVD ou outros formatos dentro dos EUA antes da exibição em Los Angeles.

 

Reprodução / Via Sato Company.

 

No momento, é impossível saber se o filme chegará a ser indicado, mas certamente haverá uma campanha por sua presença no Oscar. A GKIDS exibiu O Tempo com Você nos EUA em 2019 na expectativa de colocar o filme no Oscar 2020, sem sucesso. Após o mais novo filme de Shinkai ficar fora da competição, sua estreia no Brasil ficou incerta, embora o lançamento do mangá e da novel baseados no filme estejam aparentemente confirmados.

Lupin III – O Primeiro deve sair dublado e legendado também este ano no Brasil, pela Sato Company, que já soltou um trailer dublado do filme. A data de estreia ainda não foi divulgada, mas a Sato promete o filme “em breve”. É possível, no entanto, que o atual momento de crise mundial devido ao COVID-19 complique o lançamento em cinemas globalmente, e até mesmo a realização da premiação da Academia.

Fonte: Cartoon Brew


Criado em 1967 pelo artista Monkey PunchLupin III nasceu como história em quadrinhos na revista japonesa Weekly Manga Action, chegando ao fim em 1969, rendendo 14 volumes. Na história, Lupin é o maior ladrão do mundo, sendo neto do lendário Arsène Lupin. Anunciando seus crimes com um singelo cartão de visitas, ele é acompanhado pelo exímio pistoleiro Jigen, o espadachim Goemon e a astuta e sedutora Fujiko.

Depois de alguns projetos cancelados, ganhou a primeira série animada em 1971, com 23 episódios animados pelo estúdio TMS Enertainment. Em 1977, uma nova série iria mais longe, alcançando a marca de 155 episódios.

O personagem tornou-se um marco na indústria de anime, trazendo temáticas adultas em um cenário que era dominado por robôs gigantes para crianças na TV.

Entre várias sequências e filmes, chegou a ser tocado pelas mãos de Hayao Miyazaki, antes do renomado diretor brilhar com seu Studio Ghibli. Isso aconteceu em O Castelo de Cagliostro (1979), ponto importante na carreira do cineasta e também na de Lupin.

No Brasil, o animê original chegou a ser exibido dublado pelo extinto canal Locomotion, sob o título de Cliffhanger. No fim dos anos 1980, o filme O Ouro da Babilônia (1985) foi lançado em VHS pela WR Films. Os filmes O Castelo de Cagliostro e O Segredo de Mamo (1978) foram lançados em DVD pela Focus Filmes, distribuídos posteriormente em plataformas on demand. É possível encontrar também em plataformas de aluguel digital o longa Lupin III vs Detetive Conan: O Filme (2013), que uniu o ladrão com a série Detective Conan. Por fim, a temporada mais recente, Lupin III: Part 5 (2018), foi exibida com legendas em português pela Crunchyroll.