Lançado em dezembro de 2017 para Android e iOS, o game Captain Tsubasa Dream Team recebe em breve um reforço brasileiro. Uma das contas oficiais do jogo no Twitter liberou um trailer anunciado as “lendas do futebol” Ronaldinho, Robinho e Rivaldo. Mas esse anúncio traz algumas peculiaridades…

Para começar, chama a atenção que todos os jogadores aparentam ter um tom de pele “embranquecido” (Ronaldinho já teve um desenho animado mais cartunesco, mas mais condizente com sua etnia). O caso relembra o que aconteceu com a atleta Naomi Osaka em uma propaganda do Cup Noodle no Japão.

O problema se estende quando dois dos personagens anunciados estão envolvidos com questões judiciais na vida real. Ronaldinho está em prisão domiciliar no Paraguai, após ser detido com documentos falsos, enquanto Robinho foi condenado a 9 anos de prisão por um estupro coletivo. ‘Dream Team‘ vai então contra a maré dos jogos FIFA, que teriam removido Robinho após a condenação em 2017 – embora não tenhamos encontrado nenhum anúncio oficial da desenvolvedora.

No canal do YouTube de Captain Tsubasa Dream Team também há vídeos dedicados a cada personagem, destacando suas habilidades especiais (confira abaixo).

Desenvolvido pela KLab, Captain Tsubasa Dream Team conta desde 2018 com opção de legendas em português. O game acontece numa espécie de tabuleiro, com os personagens representados por círculos de “avatar”. Os jogadores podem reviver partes da história da série, reproduzindo as mesmas habilidades de Tsubasa e companhia. Você monta o seu time e vai evoluindo de nível conforme as partidas. Há também um modo multiplayer online.

Saiba mais no site oficial.


Fonte: @tsubasaDT_en


Criada por Yoichi Takahashi, a série original de Captain Tsubasa acompanha Tsubasa Oozora (ou Oliver Tsubasa na dublagem brasileira de séries mais antigas) em sua jornada de se tornar um jogador profissional. Após ganhar diversos campeonatos jogando pelo time da escola, cujo treinador é um famoso ex-jogador brasileiro, ele vence a Copa Sub-17 pelo Japão e vem jogar no Brasil. Nas sequências da série, vemos Tsubasa no São Paulo Futebol Clube (ou Brancos F.C., dependendo da versão), posteriormente no Barcelona e também jogando pelo Japão na Copa de 2002.

O primeiro mangá foi seriado na Shonen Jump, da editora Shueisha, de 1981 a 1988, com 37 volumes compilados (várias continuações e spinoff foram publicados e são até hoje). A série já inspirou quatro animações: Captain Tsubasa (1983-1986), Captain Tsubasa J (1994-1995), Captain Tsubasa: Road to 2002 (2001-2002) e Captain Tsubasa (2018-2019). No Brasil, foram exibidas Captain Tsubasa J, pela extinta Rede Manchete nos anos 1990, e Road to 2002, pelo Cartoon Network e Rede TV!, nos anos 2000. Em ambos casos, a série foi chamada de Super Campeões. O Cartoon também trouxe o remake de 2018, com o nome Captain Tsubasa, começando a exibi-lo no mesmo ano, durante a Copa do Mundo.