Você pode ter chegado até essa matéria achando que o JBox está com falta de pauta e… pode ser verdade. Mas essa suposta curiosidade é tão absurda que merece ser passada adiante. Segundo o perfil @Wikimon_news no Twitter, dedicado a informações sérias sobre Digimon para os fãs, existe uma “mensagem secreta” em um dos animês da franquia que afirmaria que a série é uma cópia de Pokémon. Como assim? Explicaremos.

Dentro de Digimon existe o chamado Digimoji (ou DigiCódigo), o alfabeto próprio daquele universo. Cada letrinha do Digimoji representa um ideograma do hiragana, um dos alfabetos silábicos japoneses. Ou seja, é uma linguagem perfeitamente traduzível e não ideogramas jogados na série à toa.

O Digimoji, ou DigiCódico, alfabeto do mundo de Digimon/Reprodução

Dito isto, vamos para Digimon 02, a segunda série animada da franquia e que é continuação direta da primeira. Nela, somos apresentados ao conceito da Digievolução de DNA, também chamada de Jogress. Nela, dois Digimons distintos se fundem para formar outro Digimon mais forte, em meio a um show de firulas com uma musiquinha bacana de fundo.

A despeito de resultados decepcionantes como o Shakkoumon, no começo do espetáculo da Digievolução de DNA aparecem alguns anéis de Digimojis. Segundo o @Wikimon_news, as cenas dessa digievolução entre os episódios 26 e 36, mais os episódios 43 e 46, trazem três anéis de Digimoji com uma frase absurda de se acreditar. Aparecendo em frações de segundo, os anéis traduzidos diriam mais ou menos isso aqui: “Digimon parece como uma cópia de Pokémon, e isso é preocupante, porque realmente é. Como assim? Pare de copiá-los!”.

Os anéis da digievolução de DNA com a suposta mensagem secreta.

E daí você pode questionar: qual a chance de isso ser verdade? Vamos reiterar que o perfil em questão é dedicado a Digimon, ligado ao banco de dados wikimon.net, então não teria muita razão para fazer piada. Mas é claro, ninguém aqui terá a paciência de decifrar os Digimoji para checar em frames de uma qualidade que não ajuda – porque pode até não parecer, mas temos mais o que fazer.

Um fato curioso, comentado também pelo @Wikimon_news, é que o lançamento da série em Blu-ray, comemorativo aos seus 15 anos, editou quase todas as cenas dos anéis com essa frase (restando apenas a dos episódios 43 e 46). Se houve uma preocupação de maquiar isso, que mal dá pro espectador ver, é porque algo de “errado” tem ali.

Perguntado por um seguidor se aquilo é real, o perfil respondeu:

“Sim, e a Toei definitivamente parece estar ciente disso, já que quase todas as evidências foram removidas no Blu-ray.”

Agora a confirmação da tese fica para os fãs das duas franquias. Briguem com segurança.


Fonte: @Wikimon_news


Aqui no Brasil, Digimon foi um fenômeno cultural. Trazida ao Brasil como forma de “contra-ataque” à mania Pokémon, a animação ganhou grande destaque na programação da Rede Globo a partir de julho de 2000, sendo exibido também pelo extinto canal pago Fox Kids. Dublada nos lendários estúdios da Herbert Richers, foi um enorme sucesso comercial, rendendo inúmeros produtos estampados com a marca, como materiais escolares, alimentos, revistas, jogos e brinquedos.

Inspirado no popular Tamagotchi, Digimon surgiu em 1997 pela Bandai, como uma série de bichinhos virtuais que também podiam batalhar. Em 1999 a Toei Animation lançou uma série animada derivada, sob o título de Digimon Adventure.

Creditada a uma equipe criativa denominada como Akiyoshi Hongo, Digimon Adventure fez sucesso suficiente para render uma continuação no ano seguinte, com Digimon 02. Depois foi a vez de Digimon Tamers Digimon Frontier, séries que possuíam seus próprios enredos, sem dar continuidade às duas primeiras. Após uma pausa, o título voltou com mais uma série original em 2006, intitulada de Digimon Savers (Data Squad no Ocidente). Entre 2010 e 2012 foi a vez de Digimon Xros Wars (Fusion) e em 2016 chegou Digimon Universe: App Monsters. Em 2020 estreou o reboot Digimon Adventure:.

Parte dos episódios da 1ª série foi lançada em DVD pela Focus Filmes. Atualmente, pode ser vista na íntegra com a dublagem original pelo serviço de streaming Looke. Entre 2015 e 2018, uma série de 6 filmes foi lançada, trazendo os personagens do animê original na adolescência. Chamada de Digimon Adventure tri., foi exibida aqui no Brasil com os filmes divididos em episódios de meia hora, através da Crunchyroll – que também exibe a mais nova série da franquia.