Ter seus personagens favoritos incentivando uma vida saudável. Essa parece ser mais ou menos a ideia por trás da nova campanha da empresa Suntory, especializada em bebidas (especialmente alcoólicas, embora não seja o caso aqui), que começou hoje (15) no Japão, trazendo os personagens da série Yu Yu Hakusho.

A Suntory possui uma linha de “chás saudáveis”, que auxiliam, entre outras coisas, a quebrar gordura. O lançamento da vez recebeu o nome de Yu-Yu Tokucha e traz dois “métodos” de acompanhamento para quem deseja equilibrar os seus hábitos.

O primeiro deles funciona através do aplicativo LINE (uma espécie de WhatsApp, popular no Oriente), onde Yusuke e companhia “responderão” em um bate-papo por meio de inteligência artificial. A conversa trará desafios de condicionamento físico, que contemplará os usuários com papéis de parede especiais para celular a cada tarefa concluída – estampados com os personagens de Yu Yu Hakusho, claro.

Exemplos de wallpapers da campanha com o LINE/Divulgação Suntory

A outra forma dos fãs japoneses participarem é pelo Twitter, seguindo a conta @suntory_tokucha. Usando a hashtag  #今のおまえに足りないもの (algo como “o que te falta hoje?”), os seguidores receberão conselhos de saúde… do Toguro! A inteligência artificial fará uma pergunta para que os aspirantes à vida saudável respondam e recebam de volta instruções de complementos – desde suplementos vitamínicos a séries de exercícios.

Um vídeo promocional mostra mais ou menos como funcionam as campanhas:

https://www.youtube.com/watch?v=-2a0TM35zZw

Interessados e fluentes em japonês podem conferir mais detalhes pelo site oficial.


Fonte: Suntory via sojapan.jp


Sobre Yu Yu Hakusho

Yu Yu Hakusho é originalmente um mangá de Yoshihiro Togashi, publicado na famosa Shonen Jump entre 1990 e 1994. Conta a história de Yusuke Urameshi, um rapaz problemático e encrenqueiro que surpreende o mundo espiritual ao dar sua vida para salvar um garotinho de um atropelamento. Como não estava nada programado para a sua morte, ele recebe uma chance de voltar à vida, desde que cumpra algumas tarefas como detetive espiritual. O mangá foi publicado duas vezes no Brasil pela Editora JBC.

O animê veio em 1992, com produção do Studio Pierrot (o mesmo que anos depois faria o sucesso Naruto). Os 112 episódios foram exibidos no Brasil a partir de 1997 pela Rede Manchete e sua trilha sonora ficou reconhecida como uma das melhores adaptações nacionais do gênero. Existiu o projeto de um disco na época, mas o trabalho nunca foi levado à frente (um projeto tributo, feito pelos músicos originais, teve 5 vídeos lançados em nosso canal no YouTube).

Em 2004, Yu Yu Hakusho voltou ao ar no Brasil pelo canal pago Cartoon Network, com uma redublagem feita com quase todo o elenco original. Na época, não houve um acerto para o uso da trilha brasileira e assim conferimos pela primeira vez as músicas originais do Japão. Essa versão teve poucos episódios exibidos também pela Band e em seguida foi reprisada por completo pela PlayTV, também saindo em DVD pela PlayArte.