Anualmente, o governo do Japão realiza o International Manga Awards (Prêmio Internacional de Mangá do Japão). O concurso é voltado a autoras e autores de mangá do mundo inteiro. Por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as inscrições de sua 14ª edição foram prorrogadas, podendo ser feitas até o próximo dia 10 de julho.

O International Manga Awards surgiu em maio de 2007 através de uma iniciativa do então Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Sr. Taro Aso. Ele busca reconhecer artistas de mangá que vêm contribuindo para a divulgação do estilo de quadrinho japonês ao redor do globo, além de promover o intercâmbio cultural internacional através do mangá. Desde sua criação, o prêmio tem sido realizado todos os anos.

O concurso premiará o primeiro colocado com o Gold Award. Outros dois prêmios também serão distribuídos: o Silver Award, dado a mais 3 trabalhos considerados excelentes; e o Bronze Award, entregue para mais 11 participantes também reconhecíveis. Os vencedores do Gold e do Silver Award serão convidados ao Japão por, aproximadamente, 10 dias, participando da cerimônia de premiação, tendo também a oportunidade de conhecer autores japoneses de mangá, visitar editoras e aprender mais sobre essa forma de arte.

Para participar, o mangá inscrito deve conter, ao menos 16 páginas. O trabalho pode ser inédito ou já publicado. Ele deve ter sido produzido entre os anos de 2017 e 2020. Os quadrinistas envolvidos no mangá não podem ser japoneses. Apenas um trabalho poderá ser enviado por participante. Se a obra enviada for, por exemplo, uma coletânea com várias histórias, apenas uma dessas deve concorrer. A  cerimônia de premiação é planejada para fevereiro de 2021, em Tóquio, no Japão.

As inscrições e as cópias impressas devem ser enviadas para as representações diplomáticas responsáveis de acordo com o local de residência do participante, disponíveis nessa página. O formulário de inscrição (em japonês e inglês) está disponível clicando aqui, e o edital original (em inglês) pode ser acessado clicando aqui. Mais informações a respeito do concurso podem ser obtidas no site do Consulado do Japão no Rio de Janeiro e no site oficial do concurso.


Fonte: press release