A constelação dos Cavaleiros recebeu mais um grande mestre nesta semana. Faleceu o ator e dublador Araken Saldanha, conhecido pelos fãs de animês por ter dado voz ao Mestre Ancião na série Os Cavaleiros do Zodíaco e em todas sequências e variantes (incluindo o recente remake da Netflix). A informação foi divulgada pelo Facebook do colega Francisco Bretas.

Araken Saldanha deu início a sua carreira como ator nos anos 1950, em produções da TV Tupi. Chegou à dublagem na década seguinte, destacando-se no estúdio AIC, em São Paulo.

Marcou em séries japonesas a partir da década de 1990, sendo a voz dos personagens Cassius e Mestre Ancião em Os Cavaleiros do Zodíaco. Ele também foi a 1ª voz do Balrog em Street Fighter II Victory, o personagem Hailah, em Shurato e o Soldozer, em Solbrain. Na década de 2000, além de reviver os personagens de Cavaleiros na redublagem da série clássica e na Saga de Hades, participou de Dragon Ball GT como o Dragão de 6 Estrelas. Fora dos animês, destacou-se também como Dr. Zoidberg, em Futurama, e o Space Ghost.

Aos 90 anos de idade, Araken Saldanha fez um grande esforço para reviver o Mestre Ancião no remake dos Cavaleiros do Zodíaco. Sofrendo com um efisema pulmonar, o ator já estava aposentado da dublagem e sem voz para trabalhar como antes. Francisco Bretas, o Hyoga de Cisne da série e diretor da última dublagem, insistiu pelo contato com Saldanha, que topou na hora o convite. “Agora eu tenho dificuldade para falar, porque tenho enfisema, então eu perdi toda a voz, mas o velhinho eu faço até morrer” – brincou em um making of sobre a dublagem. Em reportagem do UOL, Bretas detalhou o cuidado que teve para dirigir o colega e amigo que anos atrás tanto o dirigiu.

O JBox estende seus sentimentos aos familiares e amigos dessa grande lenda da nossa dublagem. Vá em paz, Mestre.