A Capcom atualizou os números de vendas dos jogos da série Resident Evil e agora, Resident Evil 7: Biohazard é oficialmente o mais vendido da franquia, passando na frente da versão original de Resident Evil 5 (2009), que liderava desde 2013. O sétimo título numerado — disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC — acumula agora um total de 7,9 milhões de cópias comercializadas desde seu lançamento, em janeiro de 2017.

As primeiras versões de Resident Evil 5 (7,7 milhões) e Resident Evil 6 (7,6 milhões), lançados para PlayStation 3 e Xbox 360 completam o TOP 3:

No entanto, a liderança de Resident Evil 7 não deve durar muito tempo, pois previsões indicam que o remake de Resident Evil 2 (disponível nas mesmas plataformas) deve ultrapassar as suas vendas nos próximos meses. Lançado em janeiro do ano passado, o remake já vendeu 7,2 milhões de unidades — número maior que a versão original de 1998 (4,96 milhões) —, estando atualmente na quarta posição e com uma diferença muito pequena de RE7, RE5 e RE6.

Vale lembrar que a Capcom contabiliza separadamente as diferentes versões de um mesmo título em seu relatório oficial. Por exemplo, o relançamento de RE5 para a atual geração de videogames, que já vendeu 1,8 milhão de cópias, não é somada com a edição do seu primeiro lançamento em 2009 para PlayStation 3 e Xbox 360; e se fosse, o game continuaria como o mais vendido.

Como podemos verificar na imagem abaixo (com os dados do próprio site da Capcom), a empresa não considera contabilizar juntas as vendas da primeira edição de um jogo e seus relançamentos:

Se considerássemos as vendas combinadas por título, Resident Evil 5 continuaria sendo o mais vendido, com 11,8 milhões de cópias comercializadas; enquanto o segundo seria Resident Evil 4 (10,2 milhões), que possui inúmeras versões lançadas ao longo do tempo para diversas plataformas.

Resident Evil 7: Biohazard, conhecido no Japão como Biohazard 7: Resident Evil, é considerado o jogo que trouxe a franquia definitivamente de volta para o gênero survival horror; depois dos lançamento de títulos menores como os spin-offs da série Revelations, que tornaram-se sucessos de público, e após anos em que os jogos principais passaram a ser focados na ação. Na época do anúncio do game, uma pequena polêmica surgiu por conta das mudanças no estilo da câmera, pois ele substituía a tradicional câmera em terceira pessoa, para agora ser em primeira pessoa, e isto resultou numa rejeição por parte de alguns fãs.

Apesar das modificações, Resident Evil 7 recebeu análises muito positivas da crítica especializada e também do público. Também é considerado um dos melhores jogos de 2017, e do survival horror num geral.


Fonte: Capcom Platinum Titles