Ultraman Taiga The Movie: New Generation Climax finalmente estreou nos cinemas japoneses no último dia 7 de agosto. Originalmente, o lançamento estava marcado para o início de março. Porém, teve que ser adiado por causa da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). E para divulgar essa nova aventura, o canal oficial da Tsuburaya no YouTube lançou mundialmente os episódios 33 e 34 de Ultraman Taro.

Alien Temperor em Ultraman Taro | Divulgação

Este arco duplo é importante para a mitologia dos heróis da Nebulosa M-78, pois apresentou pela primeira vez a formação dos primeiros seis Irmãos Ultra – Zoffy, Ultraman, Ultraseven, Ultraman Jack, Ultraman Ace e Ultraman Taro. Foi neste mesmo arco que o Alien Temperor apareceu pela primeira vez na franquia. Ao saber que os primeiros cinco Irmãos Ultra estavam indo para a Terra, Temperor invadiu nosso planeta. Embora seu poder fosse superior aos inimigos que Taro havia enfrentado até então, Temperor teve que travar uma batalha contra todos os seis irmãos, uma das mais consagradas da franquia Ultraman.

Exibidos originalmente nos dias 16 e 23 de novembro de 1973, os episódios 33 e 34 de Ultraman Taro tiveram as participações especiais de Susumu Kurobe reprisando o papel de Shin Hayata/Ultraman, Kohji Moritsugu como Dan Moroboshi/Ultraseven, Jiro Dan como Hideki Go/Ultraman Jack e Keiji Takamine como Seiji Hokuto/Ultraman Ace.

Os vídeos possuem legendas em inglês (você pode alterar para a tradução automática em português nas configurações do YouTube) e possuem duração de duas semanas no canal.

Assista:

 

Ep. 33 – 5 Seconds Before the Great Explosion of the Land of Ultra!

Disponível desde: 7 de agosto

https://www.youtube.com/watch?v=wfyQMPqRa6k

 

Ep. 34 – The Last Day of the Six Ultra Brothers!

Disponível desde: 14 de agosto

https://www.youtube.com/watch?v=pd3woPfyPKU&


Ultraman Number Six!

Ultraman Taro foi a sexta série Ultra da franquia (considerando Ultra Q como a primeira). Foi exibida pela emissora japonesa TBS entre 6 de abril de 1973 e 5 de abril de 1974, totalizando 53 episódios (substituindo Ultraman Ace e precedendo Ultraman Leo). Taro (leia: Tarô) é filho legítimo do casal Pai e Mãe de Ultra. Em missão na Terra, Taro se une ao humano Kotaro Higashi, um jovem que tem o sonho de se tornar um campeão de boxe e se torna um oficial da equipe anti-monstros ZAT (Zariba of All Territory). No fim da série, Higashi decide seguir seu sonho, deixa de ser hospedeiro de Taro e nunca mais apareceu para lutar ao lado do herói gigante. Em 1984, a origem do herói gigante foi contada no filme Ultraman Story (a trama era meio confusa, pois a narrativa do filme dava a entender que algumas séries Ultra se passavam simultaneamente. Mas esse problema foi corrigido com o tempo).

Taro foi um dos mestres de Ultraman Mebius e é também o pai de Ultraman Taiga, que se esforça para ser reconhecido como um legítimo herói. Em Ultraman Taiga The Movie, Taro parte rumo à Terra. Porém, para somente atacar seu próprio filho. Qual a razão para Taro lutar contra Taiga? Poderá o nosso herói enfrentar o seu próprio pai? Oito gigantes da nova geração terão de enfrentar o desafio do poder das trevas!

Higashi possui uma contraparte no mangá ULTRAMAN (atualmente publicado no Brasil pela Editora JBC), da dupla Eiichi Shimizu e Tomohiro Shimoguchi. Ele é um fotógrafo que acidentalmente ganha superpoderes após uma briga com alienígenas, levando-o a criar sua própria versão caseira do traje tradicional do Ultraman Taro antes de receber uma versão atualizada. Na segunda temporada do animê de mesmo nome, Higashi será dublado, na versão original, por Tatsushisa Suzuki, ator e vocalista da banda Oldcodex.

Fonte: Ultraman Official (YouTube)


Sobre Ultraman

Ultraman foi criado em 1966 pela equipe de Eiji Tsuburaya, um dos nomes mais importantes do cinema de efeitos especiais no Japão. A série rendeu 39 episódios e seu sucesso ajudou não só a ditar o estilo dos programas de heróis orientais, mas a também criar uma das franquias mais longevas e rentáveis do gênero.

Na história da série original, Ultraman é um ser vindo da Nebulosa M78, que acaba chegando à Terra enquanto estava à caça de um monstro. Durante sua missão, ele acaba sem querer tirando a vida de Hayata, um membro da Patrulha Científica (ou SIA), que combate ameaças alienígenas. Pra remediar a situação, Ultraman revive Hayata como seu hospedeiro, passando a defender nosso planeta enfrentando monstros que causam destruição.

Ultraman foi exibido no Brasil entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1980 pela TV BandeirantesTV Tupi, TV Record e TVS/SBT, retornando com uma nova dublagem nos anos 1990 pela Rede Manchete, reprisada na CNT e Cine House. Essa versão redublada, distribuída pela Sato Company, chegou a ser lançada também em uma coleção de fitas VHS. Outras exibições posteriores e lançamentos em DVD levantaram suspeitas de ilegalidade.

Após Ultraman, seguiu-se uma franquia de séries que dura até hoje (com algumas pausas). Pela televisão, o Brasil acompanhou Ultra SevenO Regresso de Ultraman Ultraman Tiga. Via streaming, a Netflix chegou a exibir Ultraseven X, enquanto a Crunchyroll exibiu Ultraman MaxUltraman LeoUltraman 80 e Ultraman Mebius, e ainda exibe Ultraman XUltraman Orb Ultraman Geed. Além das séries, vários filmes foram lançados no mercado de home-video e serviços on-demand.