Atenção: essa notícia contém spoilers do filme.


O filme Kamen Rider Den-O: Pretty Den-O Appears! estreou na última sexta (14) no Toei Manga Matsuri (Festival de Mangá da Toei). Os japoneses que foram assistir tiveram uma grande surpresa: a aparição de Kamen Rider Black RX. Como sabemos, Momotaros e cia viajam para 1989, o primeiro ano da era Heisei. Na ocasião, eles encontraram nada menos que com o próprio Filho do Sol (mais precisamente no final do filme). O dublê Jiro Okamoto volta a vestir o traje do herói.

Em tempo: Kamen Rider Black RX estreou em 23 de outubro de 1988, ainda na era Showa. A era Heisei começou em 8 de janeiro de 1989, um dia após a morte do Imperador Hirohito. Neste mesmo dia estava previso para ir ao ar o episódio 11, que acabou sendo adiado para 15 de janeiro. Essa mudança repentina de era também atrasou em uma semana os episódios das séries tokusatsu Jiraiya, Cybercop e Liveman, além das estreias de Chukana Paipai!, Jiban e Turboranger.

Totalizando 47 episódios, Kamen Rider Black RX é uma continuação direta de Kamen Rider Black (que vai reestrear na TV brasileira logo mais no final de agosto) e mostrava Issamu Minami tentando viver uma nova vida após a batalha final contra o Império Gorgom. A vitória do herói havia chamado a atenção do Império Crisis, que estava planejando dominar a Terra e estudando todas as técnicas de Black. Ao sofrer um ataque mortal contra de Crisis, Issamu renasce – milagrosamente – com novos poderes, graças à absorção dos raios solares pelo King Stone. Durante a série, RX obtém duas novas formas – Robo Rider e Bio Rider. Nos últimos episódios, RX conta com a ajuda dos primeiros 10 Kamen Rider para derrotar Crisis.

No Brasil, Black RX estreou na extinta Rede Manchete em 24 de julho de 1995 e foi exibido até o final de 1997. Pelo extinto canal pago Fox Kids vimos sua versão americanizada, Saban’s Masked Rider.


Fonte: Nihon Hero


Sobre Den-O

Produzida entre 2007 e 2008, Kamen Rider Den-O foi a 17ª série da franquia criada pelo mangaká Shotaro Ishinomori e a oitava da era Heisei. Takeru Satoh, o Kenshin dos filmes live-action de Samurai X, estrelou como Ryotaro Nogami, um jovem “pé frio” que ganha poderes do Kamen Rider numa briga, onde é possuído por um Imagin, espécie de criatura vinda do futuro. Como diferencial, Den-O teve como veículo o trem Den-Liner, uma máquina do tempo construída para missões especiais. Den-O e seus amigos viajavam para o passado afim de procurar os Imagins que estavam distorcendo a história.

A série também rendeu cinco filmes para o cinema: Kamen Rider Den-O: I’m Born! (2007), Kamen Rider Den-O & Kiva: Climax Deka (2008), Saraba Kamen Rider Den-O: Final Countdown (2008), Cho Kamen Rider Den-O & Decade Neo Generations: The Onigashima Warship (2009), Kamen Rider × Kamen Rider × Kamen Rider The Movie: Cho-Den-O Trilogy (2010).