Este ano completamos uma década sem Satoshi Kon, um dos mais promissores diretores japoneses do fim do século 20. Em sua curta, mas riquíssima filmografia, obras como Paprika e Tokyo Godfathers tiveram a sorte de chegar oficialmente ao mercado brasileiro de home vídeo – mesmo que Tokyo só fosse ter sua dublagem vista na TV, via Cartoon Network. Quinze anos após seu lançamento, Milleniun Actress teve uma inesperada exibição em 2017, pelo Paramount Channel – com dublagem, inclusive.

Restava apenas o primeiro (e mais famoso) longa-metragem do diretor ter um lançamento oficial no Brasil: Perfect Blue. E, finalmente, uma empresa se prontificou de realizá-lo: a distribuidora Obras Primas do Cinema. Juntamente com o (já) clássico de Kon, a Obras Primas disponibiliza outros três filmes de animação – de diferentes países e épocas – na coletânea Clássicos da Animação.

Conversamos com Thiago Alves, representante da empresa, para conhecermos um pouco mais sobre o trabalho da distribuidora, assim como detalhes em torno do lançamento.

 

Divulgação: Obras Primas do Cinema

 

Para quem não conhece, conte-nos um pouco sobre a OBRAS PRIMAS DO CINEMA.

A Obras-Primas do Cinema é uma distribuidora de filmes clássicos em DVDs e Blu-rays, que está na ativa desde o ano de 2012. A Obras-Primas tem como missão ajudar a expandir a cultura no Brasil com clássicos do cinema que marcaram gerações, além do intuito de preservar e propagar a memória da 7ª arte através dos nossos lançamentos. Buscamos sempre fazer edições especiais de colecionadores, que além de lindos acabamentos e com bastante mimos, sempre são recheadas de materiais extras, como entrevistas, making of, cenas de bastidores, tudo isso com o intuito de não só trazer para o cinéfilo o filme em boa qualidade, mas também de deixá-lo mais próximo da obra em questão com esses materiais.
Os nossos principais projetos são: Sessão Anos 80 (atualmente com 10 volumes); Sessão de Terror Anos 80 (atualmente com 3 volumes); Coleção Estúdio Hammer (com 4 volumes); Expressionismo Alemão (com 4 volumes); Buster Keaton (box com 8 DVDs); Cosmos – Carl Sagan (7 DVDs) e muitos outros.

 

Quais foram os critérios para seleção dos filmes que compõem o box CLÁSSICOS DA ANIMAÇÃO?

Primeiro, fizemos uma pergunta: Como fazer uma coleção de animação de diversos países e de técnicas diferentes?
Através dessas reflexões, fomos atrás de vários clássicos do gênero que fugiam dos famosos estúdios de grandes empresas como Disney, DreamWorks e Pixar. Parece simples, mas foi um trabalho bem árduo e bem longo, pois tivemos que estudar diversos filmes e diversos estúdios. Tivemos uma lista com quase 100 títulos para escolher para o primeiro volume, e destes 100, foram escalados Perfect Blue; Uma Grande Aventura; Os Anos de Luz; Quando o Vento Sopra. Todos com alguma reflexão importante.

 

PERFECT BLUE é um dos maiores trabalhos do cineasta japonês Satoshi Kon e permanecia inédito no Brasil. A opção de lançá-lo isoladamente, fora da coletânea, foi cogitada? Há ainda essa possibilidade em estudo?

Foi cogitada sim, até por se tratar do filme mais forte da caixa (nossa opinião), porém, como um dos critérios da coleção foi “ter algum filme japonês”, esse foi o mais querido. No momento, não temos planos para lançá-lo isoladamente.

 

O catálogo da OBRAS PRIMAS DO CINEMA se destaca por produtos de grande qualidade e acabamento (como o Blu-ray de colecionador de Um Lobisomem Americano em Londres) que muitos fãs de animê reclamam que falta no mercado brasileiro até hoje. Há planos para trazer clássicos dos animês (exibidos no Brasil ou inéditos) ou até produções animadas japonesas mais undergorunds em algum momento futuro?

Sinceramente, não chegamos a cogitar nenhum título de animação para lançamento em BD, ou uma coleção isolada em DVD. Mas como começamos agora com os “Clássicos da Animação”, isso pode mudar em breve ;) . Aqui na Obras-Primas, sempre temos a opção de analisar todo e qualquer tipo de lançamento/ideia, às vezes tem coleções que ficam inviáveis no momento, porém, deixamos sempre a ideia fluindo, assim, no momento certo acabam nascendo as nossas coleções.

 


 

Divulgação: Obras Primas do Cinema

Além de Perfect Blue, constituem o “box” Clássicos da Animação os filmes: Os Anos de Luz (Gandahar, de René Laloux lançado na França em 1987); Uma Grande Aventura (Watership Down, baseado no romance homônimo de Richard Adam, lançado no Reino Unido em 1978) e Quando o Vento Sopra (When the Wind Blows, baseado nos quadrinhos de Raymond Briggs, lançado no Reino Unido em 1986).

Os filmes são apresentados com legenda em português, em um digipack especial com 2 DVD’s (DVD’s Dual Layer – 8.5 GB/cada), acompanhando de brinde 4 cards. O material extra soma 1 hora, reunindo os conteúdos de todos os filmes – Perfect Blue traz entrevistas com os membros da equipe, com 23 minutos de duração. Caso tenha interesse, você pode adquirir o seu na Amazon (clique neste link). O lançamento está marcado para este sábado, 29 de agosto.