O político Shigeru Ishiba, do Jiyu-Minshutou, aqui referido como Partido Liberal Democrata (PLD) do Japão, está em campanha para ser o próximo presidente de seu partido. Já tendo servido como secretário-geral do partido (2012-2014) e como um ministro de Shinzo Abe (2014-2016), Ishiba utilizaria Animal Crossing: New Horizons como plataforma para campanha a partir de hoje (08), quando começou oficialmente a corrida eleitoral.

Um personagem inspirado no candidato, Ishiba-chan, visitaria ilhas de jogadores que colaborassem colando cartazes do candidato. Uma ilha chamada Jimintou, como o PLD é chamado pelos japoneses, também estaria presente no game. A candidatura é pela presidência no partido, mas quem ficar no cargo vira o Primeiro-Ministro do Japão, já que o governo atual é do PLD e Abe recentemente renunciou por questões de saúde.

A ideia era utilizar esse jogo, tão popular com as iniciativas para ficar em casa devido à pandemia, como meio de se comunicar com os eleitores. Contudo, logo após o anúncio, o plano foi suspendido quando um detalhe veio à tona: campanhas políticas poderiam violar os termos de uso da Nintendo Network.

Nos termos japoneses, está explicitamente proibida a transmissão de mensagens contendo “reivindicações políticas” (政治的な主張, lê-se seijitekina shuchou), no item 15 da seção 6.  O JBox checou os termos para o serviço online em português e inglês e essa proibição não consta lá. De qualquer modo, a campanha de Ishiba engavetou o projeto.

Ishiba não seria o primeiro a utilizar o jogo como plataforma política: Joe Biden e sua vice Kamala Harris, candidatos à presidência nos EUA pelo Partido Democrata também estão usando o game na campanha, disponibilizando placas oficiais de suas candidaturas aos jogadores.

O PLD está no poder quase ininterruptamente desde sua fundação, em 1955, com exceção dos períodos de 1993 a 1994 e 2009 a 2012.


Fonte: Japan Times, ITMedia e Kotaku


Personagens de 'Animal Crossing', incluindo a famosa Isabelle.

Os jogos de Animal Crossing são uma espécie de “simulador de vida”. Geralmente, o jogador cria uma personagem e se muda para uma nova vila. Como as mudanças têm custos, ele fica devendo para Tom Nook, um empresário da vila. Ao pagar uma dívida, o jogador pode pedir para expandir sua casa (e contrair uma dívida maior).

A ideia da franquia é explorar o mundo de diversas formas, fomentando o crescimento da sua cidadezinha. No jogo, é possível pescar, caçar insetos, coletar materiais, construir objetos, interagir com amigos, entre outros. O primeiro Animal Crossing foi lançado em 2001, para o Nintendo 64.