A Square Enix anunciou e revelou o primeiro trailer de Final Fantasy XVI no State of Play, evento online que foi realizado hoje (16) pela Sony. O game está sendo produzido por Naoki Yoshida e desenvolvido pelo Creative Business Unit III, que é o mesmo estúdio responsável por Final Fantasy XIV: A Realm Reborn e Dragon Quest Builders.

Além do produtor, Hiroshi Takai (The Last Remnant) foi apresentado como diretor do título — que ainda não tem previsão de lançamento, mas vai chegar para o PlayStation 5 e PC.

Confira o trailer de anúncio com áudio em inglês ou japonês:

O vídeo apresenta o novo protagonista da franquia, que ainda não teve o nome revelado e é um homem. Ele se identifica como o “Escudo de Joshua”. Joshua é uma criança e filho de um arqueduque — e segundo personagem central do trailer — que aparentemente tem o poder de se transformar numa Fênix.

O trailer também indica que a trama de Final Fantasy XVI deve tratar sobre cristais, um tema que é recorrente na série. Mas apesar de tudo que pudemos descobrir no vídeo, muito pouco ainda se sabe sobre a história do jogo.

Divulgação/Marca de Final Fantasy XVI

Visualmente, parece que Final Fantasy XVI faz lembrar um pouco de Final Fantasy XIV; o que parece normal, pois como citamos anteriormente, ambos os títulos vêm do mesmo estúdio. Naoki Yoshida também tem uma boa história com a franquia, já que ele é um dos principais responsáveis por “salvar” FF XIV. Para quem não lembra, a primeira versão do jogo foi um fracasso tão grande que a Square Enix decidiu refazê-lo, e então relançar com o subtítulo A Realm Reborn — versão produzida por Yoshida que se tornou um sucesso de público e crítica.

Os últimos títulos numerados da franquia haviam sido Final Fantasy XV, lançado em novembro de 2016; e a primeira parte de Final Fantasy VII Remake, que estreou exclusivamente para PlayStation 4 no início do ano.


Fonte: State of Play, Canal Final Fantasy e Square Enix


Final Fantasy é uma franquia multimídia e uma das séries de RPG mais populares mundialmente. Publicada e desenvolvida pela então Square (cuja filial americana se chamava SquareSoft). O primeiro título foi lançado em 1987, desenvolvido por Hironobu Sakaguchi logo após a fundação da empresa em 1986 (embora ela existisse, em parte, desde 1983 como divisão da Den-Yu-Sha). Os elogios da crítica e o sucesso comercial do primeiro FF geraram inúmeras sequências e outros produtos, incluindo filmes, séries de animê e mangás.

Como a história de Final Fantasy (1987) não foi criada para ter uma continuação, Final Fantasy II (1988) foi o primeiro jogo sem locais ou personagens de seu antecessor. Isto acabou se repetindo nos títulos posteriores, tornando-se uma característica da franquia. Cada jogo principal conta com uma história própria, com um novo elenco de personagens e mundos diferentes, embora os jogos compartilhem alguns elementos em comuns, caracterizando a franquia, cujas vendas ao redor do mundo já ultrapassaram 140 milhões de cópias, considerando todos os títulos.

Entre 1987 e fevereiro de 2003, a Square lançou 11 jogos da franquia principal de Final Fantasy e 13″spin-offs”, como Mystic Quest (1992) e Chronicles (2001).  Em abril de 2003, a empresa se fundiu com a Enix, conhecida por Dragon Quest, dando origem à Square Enix. Em março de 2020, uma enquete da NHK ranqueou os jogos favoritos dos japoneses, com Final Fantasy X (2001) ficando na primeira posição.