Estamos de volta com nosso podcast! Depois de um aquecimento no finzinho de agosto, começamos pra valer o JBoxCast em seu 1º episódio, tratando de um assunto comum a qualquer fã de cultura pop japonesa por aqui: a pirataria.

Neste episódio, o time composto por Laura Gassert, Leandro Larc e Luis Afonso vai discutir suas visões sobre as cópias ilegais no meio do animê e mangá e como isso ajuda ou atrapalha o mercado.

O JBoxCast, a princípio, terá produção mensal. O espaço dos comentários por aqui está aberto para sugestões de temas e críticas, que serão considerados para os próximos programas.

 

Errata

Ao fim deste episódio, há uma correção sobre algo que foi dito durante a conversa sobre o licenciamento de Madoka. O erro acabou sendo mantido para não prejudicar o andamento do que já estava gravado. Quando você ouvir o som de um “corte de espada” saberá onde foi o erro.

 

Recomendações

Neste JBoxCast, recomendamos dois textos sobre pirataria digital que estão aqui no site o mesmo. O primeiro deles é uma entrevista com a antropóloga Andressa Soilo, pesquisadora de pirataria aplicada a plataformas de streaming. O outro é um artigo, também da Andressa, mostrando fatores culturais que podem ajudar a entender a forma como os japoneses lidam com o tema.

 

Links do podcast

O JBoxCast #01 pode ser ouvido pela plataforma do Anchor e também pelo Spotify. Em breve o programa chega ao DeezerApple Podcasts, Google Podcasts e Radio Public.

Anchor:

Spotify: