Gorenger: Mangá da primeira série Super Sentai será publicado nos EUA

O quinteto criado por Shotaro Ishinomori ganha espaço no mercado norte-americano a partir de 2021.

A editora norte-americana Seven Seas Entertainment anunciou, nesta terça (2), o lançamento do mangá original de Himitsu Sentai Gorenger (Esquadrão Secreto Gorenger), de Shotaro Ishinomori (1938~1998). O título foi publicado originalmente pela Weekly Shonen Sunday em 1975, ano em que a série de TV estreou no Japão. Esta foi a primeira série da franquia Super Sentai, que deu origem aos Power Rangers.

Capa divulgada pela Seven Seas.
Divulgação: Seven Seas.

O lançamento da coleção completa acontece em abril de 2021 e será publicado nas versões física (capa dura) e digital por $24.99 (cerca de R$ 140). O mangá de Gorenger também terá um bônus com 30 páginas sobre a história da série, contada por August Ragone, pesquisador e autor da biografia Eiji Tsuburaya: Master of Monsters.


Fonte: Seven Seas Entertainment


Himitsu Sentai Gorenger era apenas uma série isolada, da mesma forma que sua sucessora, JAKQ Dengekitai (Tropa Relâmpago JAKQ). Ou seja, originalmente elas não foram feitas para instituírem a franquia Super Sentai e foram incluídas oficialmente no cânone somente em meados dos anos 1990. Historicamente falando, a franquia começou em 1979 com Battle Fever J, mas Gorenger passou a ser reconhecida como a equipe pioneira anos mais tarde.

Com o nascimento do Exército da Cruz Negra, a organização secreta EAGLE entra em ação para conter a ameaça. Sob as ordens do Comandante Gonpachi Edogawa, o quinteto formado pelos agentes Tsuyoichi Kaijo/Aka RangerAkira Shinmei/Ao Ranger, Daita Oiwa/Ki RangerPeggy Matsuyama/Momo Ranger e Kenji Asuka/Mido Ranger entram em ação para deter os planos do diabólico Führer da Cruz Negra.

Exibido aos sábados das 19h30 às 20h, Gorenger teve 84 episódios para a TV e mais 6 filmes, incluindo um crossover com o esquadrão JAKQ. Isso sem contar uma série de mangá apresentada nas edições da revista Weekly Shonen Sunday na mesma época da série de TV. A trilha sonora foi de Chumei Watanabe, o mesmo de JaspionJiban e Sharivan, e os temas musicais foram interpretados por Isao Sasaki (o Prof. Nambara de Jaspion) e Mitsuko Horie (a voz original de Sailor Galactica em Sailor Moon Stars).

Um dos grandes destaques da série é o ator veterano Naoya Makoto, que antes foi o astro principal de Fireman (de 1973), herói-título produzido pela Tsuburaya. Ele reprisou o papel de Aka Ranger em alguns episódios de Gokaiger. Outro grande nome é o prolífico Hiroshi Miyauchi (Ao Ranger), que foi ator principal das séries Kamen Rider V3 (de 1973) e Kaiketsu Zubat (de 1977), além de ser o quinto herói Big One em JAKQ. No Brasil, vimos Miyauchi como o Policial do Espaço Alan nos episódios 30 e 31 de Gavan e principalmente como o Chefe Masaki em Winspector e Solbrain. Também foi o Chefe Miura em Ohranger (1995) e fez uma breve aparição no episódio final do drama Tokusatsu Gagaga (2019).

Publicidade
close