Imagem: Capa da versão física japonesa de Cave Story 3D para DS, desenvolvido pela Nicalis, publicado pela Nippon Ichi Software.

A desenvolvedora americana Nicalis está enviando pedidos de DMCA (direitos autorais) para diversas versões do jogo Cave Story (Doukutsu Monogatari). O game foi originalmente criado pelo japonês Daisuke “Pixel” Amaya e distribuído gratuitamente em 2004, mas a Nicalis trabalhou com ele posteriormente para fazer ports para Wii e DS, também desenvolvendo versões “atualizadas”, como Cave Story+ e Cave Story 3D, para diversas plataformas.

A versão gratuita foi decompilada e utilizada em diversos projetos de fãs, incluindo a Cave Story Engine 2, por meio da qual é possível criar sua própria versão do game. Mas a Nicalis aparentemente derrubou a página com o código-fonte da Engine no GitHub com um formulário DMCA, alegando que o projeto utiliza código da versão dela.

Muitos fãs, desenvolvedores amadores e também algumas pessoas mais influentes na indústria estão criticando a empresa, dizendo que jogos baseados na versão freeware estariam fora dos direitos dela. Mas, muitos acreditam que os pedidos da Nicalis vêm pelos direitos sobre certas propriedades intelectuais relacionadas ao jogo, e não sobre o game original.

Em um dos pedidos, a empresa diz ser dona dos “título do jogo, logo, história, personagens, arte original, música e embalagem”, os quais haviam sido utilizados no caso. Cave Story é um jogo de plataforma estilo Metroidvania, com o protagonista Quote, um robô com amnésia que deve explorar uma caverna para lembrar de seu passado e conseguir sair dali.


Fonte: Gameindustry.biz