A Devir anunciou hoje (12), na live do canal 2Quadrinhos em parceria com o Fora do Plástico, a publicação de Gyo, de Junji Ito e A Zoo in Winter (Fuyu no Doubutsuen), de Jiro Taniguchi.

Gyo sairá pelo selo Tsuru nos mesmos moldes de outros títulos da editora, como Tekkon KinkreetO Gourmet SolitárioUzumaki. A informação já havia sido revelada pelo JBox em primeira mão, em novembro.

Capa nacional de ‘Gyo’, de Junji Ito | Reprodução/Devir.

A obra é completa em 2 volumes e foi publicada originalmente em 2001, na revista Big Comics Spirits, da Shogakukan. No Brasil, será lançado em volume único. Com o característico apelo aos sentidos provocado pelo estilo do autor, Gyo narra um episódio grotesco da vida de Kaori e Tadashi. O casal resolve passar férias na ilha de Okinawa, mas o que era pra ser um momento de lazer acaba por se tornar um pesadelo após Kaori sentir um forte mau cheiro de origem desconhecida.

Em 2018, a editora brasileira relançou um dos mais célebres trabalhos do autor: o mangá UzumakiNa ocasião, a Devir optou por compilar toda a história em volume único, invés de manter a divisão em 3 encadernados editada no Japão e seguida aqui pela Conrad, em 2006, quando a história chegou ao Brasil pela primeira vez.

A tradução ficou a cargo de Arnaldo Massato Oka.

Capa japonesa de ‘A Zoo in Winter'(Fuyu no Doubutsuen) | Reprodução/Shogakukan.

A Zoo in Winter o 4º mangá do autor no país, ao lado de O Homem Que PasseiaO Gourmet Solitário, ambos da própria Devir, e de Guardiões do Louvre, editado pela Pipoca & Nanquim.

A editora ainda revelou na live que não publicará A Distant Neighborhood, embora tenha anunciado o título em 2018. De acordo com o representante da Devir, Paulo Roberto, o título acabou sendo negociado pelos japoneses com outra editora. Por conta do histórico, é provável que o destino deste outro mangá de Taniguchi seja então a Pipoca & Nanquim.

Publicado originalmente na revista seinen Big Comic (Shogakukan) em 2008, A Zoo in Winter possui apenas 1 volume e narra a história de Hamaguchi, um jovem trabalhador da indústria têxtil de Quioto que sonha ser um artista. De repente, um acidente envolvendo a filha de seu patrão num zoológico o leva a tomar uma decisão, mudando-se para Tóquio a convite de um amigo para tentar um emprego nos estúdios de um famoso mangaká.

Detalhes da edição serão divulgados posteriormente.


Fonte: Live do Canal 2Quadrinhos e Fora do Plástico.