Hoje (19), a Champion RED começou a seriar Saint Seiya: Meiou-iden Dark Wing (A Outra Saga de Hades: Asa Negra, em tradução livre), marketeada como um “isekai com temática de Saint Seiya”. Isekai é um termo para descrever histórias em que o protagonista vai para um “mundo paralelo” ao seu. As primeiras informações surgiram no mês passado.

Segundo o Comic Natalie, a trama aborda Shoichiro, um rapaz em uma viagem de navio bancada pela escola de ensino médio que frequenta, aparentemente associada à Fundação Graad. Ele acaba caindo do navio junto com uma colega de classe, Yoruhime Tsukishima, e acorda em um lugar chamado Elíseos, após aparentemente um ano desacordado. Ele ouve um chamado, “Acorde, uma das minhas estrelas, Wyvern”.

Pôster promocional de 'CDZ: DARK WING', com o protagonista Soichiro e uma jovem que não é a Yoruhime.

Reprodução: Kenji Saitou.

A série é escrita por Kenji Saitou (roteiro de Trinity Seven), com ilustrações de Shinshuu Ueda (mangá de Revelations: Persona) sob supervisão de Masami Kurumada (como todo spin-off da franquia, supostamente). O roteirista compartilhou algumas páginas do primeiro capítulo num “fio” no Twitter:


Fonte: Natalie e Kenji Saitou


Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) estrearam nas páginas da revista japonesa Weekly Shonen Jump em dezembro de 1985. De autoria de Masami Kurumada (Bt’X, Ring ni Kakeru), a trama rendeu uma versão animada em 1986 pela Toei Animation (Dragon Ball, Sailor Moon), patrocinada diretamente pela Bandai, que marcou época com os bonecos derivados que vestiam armaduras de metal.

A história narra a saga de um grupo de jovens que protegem a Terra guiados por Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena. Treinados desde crianças, órfãos de todos os cantos são recrutados para vestirem armaduras mitológicas, baseadas nas constelações.

Exibido no Brasil a partir de setembro de 1994 na extinta Rede Manchete, foi um fenômeno comercial que abriu porta para as animações japonesas no país. A série clássica foi reprisada anos depois pelo Cartoon NetworkBandPlay TV, e teve passagem recente em alta definição pela Rede Brasil de Televisão. A Crunchyroll também disponibiliza a série por streaming, com dublagem. Foi lançada por completo em DVD pela PlayArte, que atualmente produz a versão em Blu-ray.

O mangá original foi publicado por aqui pela primeira vez no fim de 2000, pela Conrad Editora. Ganhou nova edição pela mesma empresa e depois pela Editora JBC, que publica atualmente uma edição de luxo, Cavaleiros do Zodíaco: Kanzenban. Há 3 histórias extras (Episode ZeroOrigin e Destiny) publicadas pelo Kurumada entre 2017 e 2019 na revista Champion RED, detalhando eventos até então não aprofundados, como a fuga do Aiolos e a história de Saga e Kanon. Elas não estão, por enquanto,  compiladas em algum encadernado.

Saint Seiya gerou vários derivados entre animações e quadrinhos, sendo continuações ou spin-offs. Entre os mangás e novels, os títulos Episódio GGigantomaquia (Conrad), Lost Canvas, Next Dimension e Saintia Shô (JBC) foram publicados no Brasil, há ainda alguns inéditos no país, como Episode G AssassinEpisode G Requiem e a novel Golden Age.

Entre os animes, Os Cavaleiros do Zodíaco Hades (2002), Saint Seiya: The Lost Canvas (2009), Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega (2012), Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro (2015) e Saintia Shô (2018, apenas legendado) também foram exibidos. Em janeiro de 2020, foi lançado o final da primeira temporada do remake produzido pela Netflix junto ao estúdio Toei Animation, intitulado de Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco, mas popularmente conhecida pelo nome em inglês: Knights of the Zodiac. Você pode conferir um pouco mais da história da série no Brasil no nosso TriviaBox.