A Konami, por meio de seu site oficial, anunciou nesta semana uma reestruturação das suas divisões de produção “em resposta ao rápido mercado em volta”. Para isso, todas as três divisões estão sendo primeiramente dissolvidas para passarem por uma reestruturação organizacional a partir do dia 1º de fevereiro. No site, também estão listados as pessoas que assumirão novos cargos.

Tudo isso não significa que a Konami esteja saindo do mercado dos videogames. A ação de reestruturação é tomada por uma organização quando ela quer aplicar medidas de mudança em seus processos e/ou sistemas buscando melhores resultados nas áreas gerenciais e operacionais, visando uma atuação mais eficiente e competitiva no mercado.

Vale lembrar que a Konami tem dois games baseados no mangá Edens Zero, de Hiro Mashima, em produção. Sua reestruturação também faz sentido se olharmos a queda da empresa na indústria de jogos nos últimos anos.

Pra quem não tem conhecimento, a Konami perdeu há um tempo, muito espaço principalmente na casa de pessoas que jogam, por simplesmente reduzir a quantidade de jogos lançados para consoles ou PC, e focar muito mais no pachinko, que é uma coisa que faz muito sucesso no Japão, mas está longe das residências, além de não ter a mesma importância e retorno financeiro em outros mercados.

Com a pandemia, muitas casas de pachinko também tiveram que fechar as portas, o que com certeza afetou o rendimento da empresa.

Além disso, o cancelamento de títulos muito aguardados — como por exemplo, o reboot de Silent Hill de Hideo Kojima (Metal Gear) e Guillermo del Toro (A Forma da Água) — e a demissão polêmica do próprio Kojima fazem até hoje que a empresa seja bem mal vista pelo público.

Ultimamente, a Konami andou relançando títulos de Metal Gear e Silent Hill pela plataforma GOG, onde também publicou a Konami Collector’s Series: Castlevania and Contra, uma edição especial com 5 jogos dessas duas clássicas franquias (5 jogos no total, não de cada uma). Mais informações sobre a reestruturação da empresa não foram divulgadas.


Fonte: Siliconera, Konami