Essa informação passou despercebida pelos fãs de tokusatsu no Brasil, mas vale o registro. A Batalha dos Monstros (Gamera vs. Guiron, 1969) está disponível para os membros Cult da plataforma de streaming Looke, com áudio em inglês e legendas em português.

Este é o quinto filme da franquia Gamera, produzida pela extinta Daiei Film (1942~2002), e já foi lançado por aqui em DVD no ano de 2007, junto com o filme Destruam Toda a Terra (Gamera vs. Viras, 1968), pela distribuidora London Films.

Imagem: Screenshot da página de 'A Batalha dos Monstros' no Looke.

Foto: Reprodução/Looke

Duas crianças, o japonês Akio e o americano Tom, descobrem um disco voador. Ao mesmo tempo em que o Dr. Shiga estuda a origem do OVNI. Akio e Tom são teletransportados para o planeta chamado Tera, similar ao nosso e com a mesma atmosfera, além de ser situado no outro lado do Sol – ideia reaproveitada de O Alerta do Espaço (Warning from Space), filme tokusatsu produzido pela Daiei em 1956.

Imagem: Atores do filme 'A Batalha dos Monstros'.

As alienígenas Barbella e Flobella sequestram os pequenos Tom e Akio | Foto: Divulgação/Daiei

Tera é habitado pelas mulheres Barbella e Flobella, as únicas sobreviventes de uma civilização tecnologicamente avançada. Ambas permitem a criação de monstros gigantes, através de um computador, e mantem aprisionado Guiron um kaiju rinoceronte com uma lâmina de aço na cabeça. Para impedir que os cérebros das crianças sejam devorados por Guiron (a fim de obter seus conhecimentos), a tartaruga gigante voadora Gamera aparece para salvá-las.

A Batalha dos Monstros teve uma versão norte-americana produzida por Sandy Frank, o mesmo do animê Batalha dos Planetas (a primeira adaptação ocidental de Gatchaman), exibido no Brasil pela Band em 2003.

No auge dos filmes kaiju, iniciado por Godzilla em 1954, a Daiei Film lançou o filme Gamera, the Giant Monster nos cinemas japoneses em 27 de novembro de 1965. O sucesso rendeu mais sete filme na era Showa, entre 1966 e 1980, sendo a maioria dirigida por Noriaki Yuasa (1933~2004). Na era Heisei, Gamera teve mais quatro filmes lançados entre 1995 e 2006 no Japão.

Agradecimentos ao leitor Venâncio Souza.


Fonte: Looke