Ao me deparar com SAKUGAN!! pela primeira vez, eu caí na mesma impressão que muitos já caíram (ou cairão), que é de o comparar a Gurren Lagann. Claro, a associação não é infundável, mas SAKUGAN!! tem tudo o que é preciso pra se destacar por si só.

Também chamada de Sacks&Guns!!, é originalmente uma novel de Nekotaro Inui, selecionada em um concurso feito pela DeNA, provedora de serviços para celulares e e-commerce, junto com a agência de publicidade Sotsu e a rádio Bunka Housou. Inicialmente programado para 2020, o animê do estúdio Satelight (Symphogear) acabou adiado.

O animê se passa no Underworld, um lugar onde o a luz do Sol não chega. Lá vive uma sociedade bem tecnológica, mas que se encontra a mercê de terremotos, monstros e terroristas.

Na história acompanhamos Gagumber, um escavador que trabalha com sua filha Memempu. Apesar da garota ser ainda criança, já se formou na faculdade e sonha em um dia ser uma marker – nome dado a quem se aventura pelos túneis subterrâneos. E assim ela almeja conseguir chegar até a superfície.

Imagem: Gaganba, a escavadora-mirim.

Reprodução: Crunchyroll.

A relação entre pai e filha no início destoa de uma relação que estamos acostumados. Em primeiro momento os dois parecem ser irmãos, e temos uma mudança brusca na forma como se relacionam ao vê-los agindo como pai e filha. Mas com o passar do tempo, vemos que esse relacionamento vai se tornando algo mais palpável e próximo da realidade.

A recusa de Memenpu em deixar sua filha seguir seu sonho vai se tornando mais clara com o passar do episódio. Se bem trabalhado, pode ser um ótimo adicional para as aventuras que veremos no decorrer dos episódios.

O mundo criado é bem vivo e vemos uma construção gradual do ambiente. As relações entre os trabalhadores e até as histórias da primeira pessoa a chegar no topo (e se realmente chegou) são feitas com detalhes que enriquecem, mesmo que pouco, nesse primeiro momento.

A animação flui bem, com destaque para o design dos personagens, apesar do 3D ainda ser algo um tanto destoante do restante da cena. Mas, no fim, não atrapalha a imersão. A trilha sonora aqui pode não ser a mais memorável, porém cumpre bem seu papel.

Imagem: O pai da menina da imagem anterior.

Reprodução: Cruncnhyroll.

Com um bom primeiro episódio, a série tem potencial para entregar uma história cativante, e a relação entre pai e filha pode acabar arrancando umas lágrimas.

Confira a estreia mundial de SAKUGAN na Virtual Crunchyroll Expo, evento realizado online nos dias 5 a 7 de agosto! Saiba mais aqui.


Após a exibição especial no evento, SAKUGAN está programado para estrear em outubro na Crunchyroll. A empresa convidou o JBox para assistir a um screener para a realização desta resenha.


O texto presente é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.