Divulgação: Fantagraphics.

A Hyperion Comics, nova editora de quadrinhos comandada por Levi Trindade (ex-Panini Comics), anunciou em live do canal Mundo Gonzo o primeiro mangá (ou quase isso!) de seu catálogo. Trata-se de Usagi Yojimbo, do nipo-americano Stan Sakai.

O volume 1 já estará disponível a partir de outubro e será distribuído em bancas e lojas especializadas, além dos pontos de revenda que compõem a cadeia de distribuição da nova editora de quadrinhos. A periodicidade será bimestral.

Publicado desde 1987 nos Estados Unidos, a obra chegou a ser lançada no Brasil pelas editoras Lettera e Devir, entre 2000 e 2012, mas nunca de maneira integral – vale lembrar que o título continua em publicação. Como o enredo é dividido em arcos relativamente independentes, a série costuma ganhar edições diferentes pelo mundo, compilando apenas parte do material original.

A publicação da Hyperion trará o conteúdo presente na edição especial de 2 volumes da americana Fantagraphics, mas dividida em 7 encadernados. O formato ainda não foi divulgado, mas terá capa cartonada com orelhas (a edição americana é em capa dura). Dos 7 volumes da coleção, 4 possuem conteúdo completamente inédito no Brasil, o que corresponde ao final da primeira parte.

A história de Usagi Yojimbo traz como personagem central o ronin (samurai que não obedece a um senhor) Miyamoto Usagi, um coelho guarda-costas da Era Edo inspirado na figura de Miyamoto Musashi. Todas as personagens coadjuvantes são animais antropomórficos e há diversas influências do cinema japonês, sobretudo de Akira Kurosawa.

O autor nasceu em Kyoto, no Japão, mas cresceu no Hawaii, onde estudou belas artes. Começou a carreira escrevendo letras de histórias em quadrinhos, atingindo popularidade no meio através da criação de Usagi Yojimbo. Neste ano, a HQ foi premiada em duas categorias do Eisner, ganhando inclusive como Melhor Série em Andamento.


Fonte: Mundo Gonzo.