A Funimation anunciou hoje (16) a entrada de 4 séries de Mobile Suit Gundam em breve no catálogo. São elas:

  • Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans (T1 & T2): 19 de agosto;
  • Mobile Suit Gundam UC (Unicorn): 31 de agosto;
  • Mobile Suit Gundam (Gundam 0079): setembro;
  • Mobile Suit Gundam SEED: setembro.

Todas essas já se encontram presentes no catálogo da Crunchyroll (o Unicorn está lá como RE 0096, a versão para TV dos OVA). A Netflix possui o UC, Iron-Blooded Orphan, tem a trilogia compilatória, e os filmes Char Contra-Ataca e o recém-lançado Gundam Hathaway (temos uma crítica aqui).

Não foi informado se as séries chegam dubladas ou legendadas, por isso, especulamos que cheguem apenas com legendas.

Publicidade


Fonte: Funimation


Mobile Suit Gundam

Kido Senshi Gandamu

Imagem: O robô Mobile Suit Gundam.

A primeira série animada Mobile Suit Gundam conta com 43 episódios, tendo sido exibida na TV japonesa entre 1979 e 1980 e hoje disponível com legendas em português na Crunchyroll.

Não completamente satisfeito com o resultado e atendendo ao interesse repentino do público (a série não foi muito bem de audiência no começo), o criador e diretor Yoshiyuki Tomino reeditou o material posteriormente em uma trilogia de filmes, mudando várias coisas (como armas e sequências de batalhas). Esses filmes foram lançados originalmente entre 1981 e 1982 e estão previsitos para estreia na Netflix em junho.

O enredo básico do Gundam original apresenta um universo onde a Terra precisou criar colônias no espaço para suportar a superpopulação e a poluição do planeta. Uma nova era espacial foi iniciada com o título de UC 0001, até que chegou ao UC 0079. É nesse período que uma colônia independente da Terra, Zeon, declara guerra sob controle de uma família tirana.

A batalha desproporcional causou bilhões de mortes e um acordo de paz foi selado por pouco tempo. Quando um navio de guerra da Federação é perseguido pelas tropas de Zeon, um novo conflito se inicia, mas o jovem Amuro Ray encontra o Gundam RX-78-2, uma arma robótica construída pela Terra como resposta aos robôs inimigos. Ray lidera então o contra-ataque a Zeon reunindo civis e refugiados.

Frente ao enorme sucesso, a franquia se dividiu entre novas séries e produtos, incluindo o Gundam Wing, talvez a série mais famosa no Brasil, exibida dublada pelo Cartoon Network nos anos 2000 e disponível com legendas pela Crunchyroll. Alguns animês da franquia, como Gundam Iron-Blooded Orphans, estão disponíveis pela Crunchyroll e Netflix com legendas em português.