Imagem: Protagonista de 'Golgo 13' apontando uma pistola.

“Grande perda”: Artistas japoneses repercutem morte de Takao Saito

Diversos nomes da indústria de mangás se pronunciaram sobre a morte do autor de ‘Golgo 13’.

Com a notícia da morte de Takao Saito, diversos mangakás e artistas japoneses se manifestaram. Saito seriava Golgo 13 desde 1968 e a série e o artista foram parte da vida de muitos profissionais da área.

Assinando na internet como Bota, um ex-editor do mangá se pronunciou:

A timeline está abarrotada de notícias sobre a morte de Takao Saito-sensei, e não sobre a eleição pela chefia do LDP. Entrei na empresa há 4 anos, e fui responsável por Golgo 13 por um ano. Várias vezes fui com ele à Ginza, “vamos tomar um chá”. Aprendi muita coisa. Muito obrigado.

O perfil oficial da dupla Somato, de Shadows House, também compartilhou experiências com a equipe de Saito:

Foi por pouco tempo, mas a pessoa responsável pelo desenhos na equipe Somato já trabalhou no staff da Saito Production. Takao Saito-sensei, oramos por sua felicidade no outro mundo.

Outro a se pronunciar foi Kyoichi Nanatsuki, autor de Eightman VS Cyborg 009:

Notícias da morte de Takao Saito-sensei. Só trabalhamos juntos uma vez, nas capas de frente e verso da one-shot Survival 2000. Há alguns anos, nos conhecemos em uma festa. Nesta primavera, planejávamos nos encontrar na Saito Pro, mas agora, não poderemos mais. Do fundo do coração, oro por sua felicidade no outro mundo.

Makoto Yukimura, de Vinland Saga, também comentou a morte de Saito:

Takao Saito-sensei nos deixou… Estou orando por sua felicidade no outro mundo. Ele estava no auditório quando recebi o Kodansha Manga Award e lembro que me elogiou. Não foi o mangá, foi meu comportamento no palco. Ele disse: “Você é bom, heim! Tem energia! Precisamos de jovens assim!”

Masami Yuuki, autor de Patlabor, também postou uma mensagem:

Eu gostava dos trabalhos de época de Takao Saito-sensei desde Hakoreke [nome possivelmente transcrito errado para nosso alfabeto] até Muyounosuke. Também brinquei com Golgo. Deixo aqui minhas condolências.

Ukyo Kodachi, roteirista de Boruto por um bom tempo, comentou “Uma grande perda. Descanse em paz”. O jovem mangaká Kamentotsu, de Manga Koguma no Cakeya-san, disse “Ele era gentil e educado com pessoas inexperientes como eu. Por ser um”grande veterano [senpai]”, talvez seja desrespeitoso, mas tenho orgulho de termos a mesma profissão e termos vivido na mesma época. Muito obrigado mesmo. Oro por sua felicidade no outro mundo”.

Por fim, Ken Akamatsu comentou “Oro pela feclidade de Takao Saito-sensei (diretor da Associação Japonesa de Mangakás) no outro mundo. Fico feliz que ano passado, no Bom Dia Japão [Ohayou Nihon], da NHK, compararam o Akamatsu Studio com a Saito Pro. As fotos são das minhas armas favoritas de Golgo, M16A3 (volume 100?) e M10 da S&W. O ultra dandy Saito-sensei”.

Takao Saito, morreu no dia 24 de setembro, aos 84 anos, vítima de um câncer no pâncreas. A série continuará em publicação por sua equipe, conforme os desejos do autor em vida.

Publicidade
close