Morreu nesta quinta-feira (18) o ator e dublador Leonardo José, aos 78 anos. Uma das grandes vozes da nossa dublagem ainda em atividade, ele enfrentava um câncer no pulmão, cujo tratamento mobilizou vários fãs nos últimos dias em torno de uma campanha de ajuda financeira.

Leonardo Letchmacher nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, e ganhou o seu nome artístico de Leonardo José por acaso, quando teve que cobrir a falta de um apresentador do jornal E Agora, da TV Rio (os créditos do vídeo precisavam de um nome mais “fácil” para o espectador, surgindo então o José na tela).

Foi locutor de rádio e iniciou a carreira na dublagem no começo dos anos 1970, passando pela Herbert Richers e diversos estúdios cariocas. Nos anos 1990, fundou o Wan Macher, casa responsável pela versão brasileira da série X-Men: Evolution e que hoje atende pelo nome de Wan Marc.

Atuou também em várias novelas da Globo, como A Gata Comeu (1985), Sassaricando (1987), O Salvador da Pátria (1989) e A Próxima Vítima (1995), e também na Rede Manchete, como em Dona Beija (1986).

https://www.youtube.com/watch?v=Xyw3J8QmFuw

Sua voz poderosa marcou em diversos personagens, com destaques recentes para o vilão Thanos na filmografia da Marvel e também o Professor Xavier em Logan. Outros de seus “bonecos” famosos estão em clássicos da Disney como O Corcunda de Notre Dame, onde fez  o Claude Frollo e Mulan, onde interpretou Shan-Yu.

Nos animês, Leonardo José brilhou recentemente como a nova voz de Gold D. Roger, personagem central na trama de One Piece, em exibição pela Netflix. Também atuou em Record of Ragnarok como Zeus. Ainda nas produções japonesas, passou pelas séries tokusatsu, sendo o Caçador Maligno de Space Cop (como foi chamada por aqui a série Gavan, precursora da franquia Metal Hero) — também chamado de “Caçador Implacável” ou “Matador Implacável”.

Deixamos aqui nossos sentimentos a amigos e familiares.


Fonte: Dublapédia