Neste domingo (30), a Editora NewPOP anunciou o lançamento do mangá original de Himitsu Sentai Gorenger (Esquadrão Secreto Gorenger), de Shotaro Ishinomori (1938~1998). A série chega em volume único (formato max) pelo selo Xogum e deve chegar no segundo semestre de 2022.

A versão brasileira é a original, e não a Gokko – um “remake” do mangá original com alguns conteúdos eróticos parodiando clichês da época (anos 1970). Outros países geralmente também licenciam a série original.

Imagem: Capa japonesa de mangá de Gorenger.

Divulgação: Shogakukan.

O título foi publicado originalmente pela Shonen Sunday em 1975, ano em que a série de TV estreou no Japão, ficando com 3 volumes. Esta foi a primeira série da franquia Super Sentai, que deu origem aos Power Rangers. Em 2020, a editora Seven Seas anunciou a publicação da obra em inglês.

Confira mais anúncios do evento aqui.


Fonte: NewPOP


Himitsu Sentai Gorenger

Foto: Divulgação/Toei

Himitsu Sentai Gorenger era apenas uma série isolada, da mesma forma que sua sucessora, JAKQ Dengekitai (Tropa Relâmpago JAKQ). Ou seja, originalmente elas não foram feitas para instituírem a franquia Super Sentai e foram incluídas oficialmente no cânone somente em meados dos anos 1990. Historicamente falando, a franquia começou em 1979 com Battle Fever J, mas Gorenger passou a ser reconhecida como a equipe pioneira anos mais tarde.

Com o nascimento do Exército da Cruz Negra, a organização secreta EAGLE entra em ação para conter a ameaça. Sob as ordens do Comandante Gonpachi Edogawa, o quinteto formado pelos agentes Tsuyoichi Kaijo/Aka RangerAkira Shinmei/Ao RangerDaita Oiwa/Ki RangerPeggy Matsuyama/Momo Ranger e Kenji Asuka/Mido Ranger entram em ação para deter os planos do diabólico Führer da Cruz Negra.

Exibido aos sábados das 19h30 às 20h, Gorenger teve 84 episódios para a TV e mais 6 filmes, incluindo um crossover com o esquadrão JAKQ. Isso sem contar uma série de mangá apresentada nas edições da revista Weekly Shonen Sunday na mesma época da série de TV. A trilha sonora foi de Chumei Watanabe, o mesmo de JaspionJiban e Sharivan, e os temas musicais foram interpretados por Isao Sasaki (o Prof. Nambara de Jaspion) e Mitsuko Horie (a voz original de Sailor Galactica em Sailor Moon Stars).

Um dos grandes destaques da série é o ator veterano Naoya Makoto, que antes foi o astro principal de Fireman (de 1973), herói-título produzido pela Tsuburaya. Ele reprisou o papel de Aka Ranger em alguns episódios de Gokaiger. Outro grande nome é o prolífico Hiroshi Miyauchi (Ao Ranger), que foi ator principal das séries Kamen Rider V3 (de 1973) e Kaiketsu Zubat (de 1977), além de ser o quinto herói Big One em JAKQ. No Brasil, vimos Miyauchi como o Policial do Espaço Alan nos episódios 30 e 31 de Gavan e principalmente como o Chefe Masaki em Winspector e Solbrain. Também foi o Chefe Miura em Ohranger (1995) e fez uma breve aparição no episódio final do drama Tokusatsu Gagaga (2019).