A Nintendo anunciou ontem (15) que os serviços online – incluindo as eShop – dos Nintendo 3DS (e 2DS) e WiiU serão encerrados em março de 2023. A partir de 30 de agosto de 2022, já não será mais possível adicionar créditos às lojas dos consoles, mas será possível comprar com crédito existente e baixar os softwares comprados.

Mesmo após a loja online se encerrar, ainda será possível baixar novamente softwares já adquiridos. Esse serviço será desativado posteriormente, em data ainda não informada.

O Nintendo 3DS foi lançado em 2011, substituindo o Nintendo DS, o console mais vendido da empresa. Já o WiiU saiu em 2012, substituindo o Wii, que então era o hardware de mesa mais vendido da Nintendo. Os consoles acabaram marcando a saída da Nintendo no Brasil – o retorno veio apenas em 2020, com o Nintendo Switch.

O sistema da eShop foi um dos principais problemas com a saída da empresa no país, até hoje o 3DS não aceita diversos cartões de crédito internacionais de bancos brasileiros, devido à forma como são processados os pagamentos aqui (a Nintendo nunca se importou em atualizar depois de uma mudança no sistema nacional de processar compras).

Hoje, é possível unificar os créditos do Switch com a conta da Nintendo, podendo então utilizar dinheiro colocado no console atual para comprar por outros consoles.

O fim das lojas repete o processo feito com o Wii: em 2017, foi anunciado o fim da Wii Shop, os pontos não podiam mais ser comprados a partir de 27 de março de 2018 e em janeiro de 2019, a Nintendo encerrou a Wii Shop. Contudo, era possível transferir dados do console para o WiiU.


Fonte: Nintendo