imagem: ilustração de Digimon Data Quad sobrepondo logo do Disney XD.

Arquivo JBox: Há 13 anos, o Disney XD substituía o Jetix, “herdeiro” da Fox Kids

Em 2009, canal entrou no ar como parte de um investimento maior no nome “Disney”, e neste mês sairá do ar pelo mesmo motivo.

Em 3 de julho de 2009…

imagem: recorte da matéria original de 2009… o canal Disney XD entrava no ar, substituindo o Jetix, que por sua vez foi o substituto da Fox Kids no Brasil a partir de 14 de fevereiro de 2004. Por uma estratégia de mercado da Disney, essa história agora chega ao fim, com o desligamento do Disney XD no dia 31 de março, para focar em conteúdo exclusivo do streaming Disney+.

A Fox Kids começou como um bloco infantil dentro do canal Fox, tanto nos EUA como aqui, quando estreou em 1993. A partir de 1996 ele se tornou um canal no Brasil e no resto da América Latina, enquanto continuou como bloco na matriz, e assim seguiu, chegando a ser um dos canais infantis de maior audiência da TV paga –  esse sucesso, inclusive, atrasou um pouco o seu rebranding em nosso país.

No começo de 2004, o bloco Fox Kids foi renomeado para Jetix tempos após a compra pela Disney, que passou a exibí-lo dentro do Toon Disney nos EUA. A transformação da emissora daqui veio definitivamente em agosto de 2004.

Não por menos, muitos têm lembranças nostálgicas da 1ª versão do canal, que exibiu diversos animês (confira os primeiros deles no nosso TriviaBox aqui). Quando a Fox Kids foi “encerrada” em 2004, segundo o site NaTelinha, crianças e pais enviaram cartas e emails reclamando, incluindo até mesmo ameaça de protesto na sede da Disney no Brasil, em São Paulo.

Mas, no fim, de nada adiantou: a Fox Kids virou Jetix, mesmo com os protestos. Porém, mal durou 5 anos. Em 2009, foi a vez da marca “Jetix” ser descontinuada, aqui dando espaço ao Disney XD (em alguns países, o Jetix virou Disney Channel), pois a empresa queria focar nos nomes “Disney”, “ABC” e “ESPN”. A marca Jetix foi oficialmente extinta mundialmente em 2010.

O Disney XD tinha um foco maior em produções “da casa” (animações e live-actions), mas, ao menos no início, manteve alguns animês na grade. Na estreia do canal, foi ao ar Digimon 4 (embora tivessem anunciado a série original…) – uma reprise – e, pouco depois, Digimon Data Squad e novos episódios de Dinossauro Rei.

Ainda passaram pelo canal títulos como Beyblade (Metal Saga) e, mais recentemente, Yo-kai Watch. Mas o investimento em animês foi evidentemente minguando, passando longe da força dos desenhos japoneses na programação de seus antecessores.

Nascido de um esforço da Disney para fortalecer a própria “marca Disney”, agora o Disney XD ironicamente se encerra pelo mesmo motivo e, com isso, encerra também uma trajetória de quase 30 anos na TV, iniciada com a Fox Kids.


Matéria original: Jetix vai virar Disney XD no segundo semestre, por Fábio Soares (Tio Cloud)

Publicidade
close