A Data.AI lançou hoje (30) um relatório sobre o cenário mundial de jogos no primeiro trimestre de 2021. Dentre várias análises, estão os jogos mais lucrativos (highest-grossing) para celulares, Nintendo Switch Lite (um portátil, mas considerado à parte) e no PC.

Dentre os jogos mobile para celulares e dispositivos móveis similares, Genshin Impact, não supreendentemente, pegou a primeira posição, mas Umamusume, a única franquia japonesa da lista, aparece em 7º lugar. Confira:

  1. Genshin Impact;
  2. ROBLOX;
  3. Honor of Kings;
  4. Candy Crush Saga;
  5. Game For Peace;
  6. Coin Master;
  7. Umamusume: Pretty Derby;
  8. Lineage W;
  9. PUBG MOBILE;
  10. Free Fire.

Umamusume ainda entrou como um dos jogos mobile que definiram 2021 (ou seja, grandes destaques), sendo o 8º jogo no qual os consumidores mais gastaram mundialmente no ano passado — o relatório ressalta que o game está disponível apenas no Japão. Foram 7,9 milhões de downloads (segundo os japoneses, mais de 10 milhões) e mais de 1,5 bilhão de dólares gastos.

O jogo ainda entrou como um dos mais propensos a atrair público da Geração Z (com hoje em torno de 13-24 anos), com 2.2x mais propensão a ser jogado por esse segmento. Estima-se que 60% do consumidores do jogo sejam dessa faixa etária.

A A.I. ainda coloca jogos de simulação de treinamento de idols como o 11º maior nicho em gasto de consumidores, representando 2,4% do mercado (e com mais de 2 bilhões de dólares gastos). Outras séries que fazem parte desse gênero são Ensemble Stars Music e BanG Dream.

Os jogos de Nintendo Switch Lite foram quase todos da Nintendo, exceto por Triangle Strategy — lembrando que o Lite não necessariamente representa os jogos mais rentáveis considerando também o Switch padrão.

  • Pokémon Legends: Arceus;
  • Kirby and the Forgotten Land;
  • Mario Kart 8 Deluxe;
  • Mario Party Superstars;
  • Triangle Strategy;
  • Animal Crossing: New Horizons;
  • Super Smash Bros. Ultimate;
  • Zelda: Breath of the Wild;
  • Pokémon Brilliant Diamond / Shining Pearl;
  • Super Mario 3D World + Bowser’ Fury.

Entre outros dados, os gráficos apresentados ainda demonstram que jogos com apelo para o público feminino têm crescido (em gastos de consumidor). Dos mil maiores jogos nos EUA em 2021, 47% se voltavam mais para esse público — há dois anos, a porcentagem era de 37%.

Entre os jogos com apelo à mulheres com mais gastos, temos ROBLOX (30% do público é feminino nos EUA) e Ensemble Stars! Music (80% do público japonês é formado por mulheres).

Curiosamente, as audiências feminina e da Geração Z também são as duas com as maiores rejeições a propagandas em vídeo in-game.

O setor mobile é o com maior crescimento (e a China, o mercado que mais cresceu). A Data.AI coloca os jogos para dispositivos móveis como mais democráticos, permitindo a todos os tipos de jogadores acesso a jogos de seus nichos favoritos — sejam eles hipercasuais ou “hard gamers”. O mobile parece ser também, hoje, o setting mais propício para o surgimento de novos jogadores.


Fonte: data.ai