O World Riichi Championship 2022 está se aproximando, com data marcada dos dias 25 a 28 de agosto de 2022, em Viena, na Áustria e o Brasil está com alguns nomes selecionados pela Associação Brasileira de Mahjong (ABM) para participar.

Esse é um campeonato mundial do chamado Mahjong Japonês (ou Riichi Mahjong), a versão japonesa do jogo chinês, que ocorre uma vez a cada 3 anos. O Brasil conseguiu um patrocínio que foi capaz de cobrir as inscrições (400 euros por jogador) e hospedagem, mas custos como alimentação, transporte e passagens não puderam ser cobertos… e eles são caros com a cotação atual.

Para conseguir custear devidamente a estadia dos nossos 3 jogadores, a Associação Brasileira de Mahjong abriu uma vaquinha, com meta flexível de 12 mil reais. 67% desse valor será destinado às passagens, 25% ao transporte e alimentação, e o resto é referente aos custos da plataforma Benfeitoria.

O valor mínimo de apoio é 3 reais e é possível doar por PIX. Confira aqui.

Caso tenha interesse, conheça o Mahjong Laponês neste vídeo da ABM:

Mahjong nos animês

Assim como ocorre com outros jogos, temos algumas séries de animê e mangá abordando Mahjong. Temos nesta temporada Mahjong Soul Pon (Jong-Tama Pong), adaptação do jogo mobile chinês também conhecido como Jong-Tama e MajSoul, saindo na Crunchyroll. O game recentemente fez uma parceria com Kaguya-sama.

Entre obras mais antigas, o mangá Saki, de Ritz Kobayashi, seriado desde 2006 traz uma protagonista entrando neste mundo. A obra foi parcialmente adaptada em um animê pelo estúdio Gonzo, também disponível na Crunchyroll.

O streaming ainda possui as adaptações em animê e dorama de Akagi, mangá de Nobuyuki Fukumoto publicado de 1991 a 2008. Em 2005, o estúdio Madhouse fez uma versão animada (também parcial da obra). O dorama saiu entre 2015 e 2018 na BS SKY PerfecTV.

Mahjong é originalmente um jogo de tabuleiro inventado na China, geralmente jogado por 4 pessoas, e consiste em 144 peças baseadas em ideogramas e símbolos chineses (há variantes em outras regiões), com cada jogador começando com 13 delas. A cada turno, os jogadores descartam peças até completarem uma “mão” com 14 peças, formando quatro combinações (set) e um par (olho).

Não esqueça de apoiar a Associação Brasileira no Torneio Mundial aqui.


Fonte: Comunicado via email