A editora Degustar registrou no ISBN o livro Contos Homoeróticos de Samurais (ao que tudo indica, Nanshoku Ookagami), um ukiyo-zôshi do poeta Ihara Saikaku (1642-1693). A tradução brasileira fica por conta de J. M. Bertolote e o livro será lançado em versão física.

O livro originalmente é composto de 8 tomos de 5 capítulos — com um total então de 40 capítulos. Os primeiros 20 capítulos trazem a vida dos samurais e relações homoeróticas entre eles (ou com garotos) — relativamente comuns durante o período Edo (1603-1867) — e a segunda parte aborda atores profissionais de Kabuki na fase wakashu (um termo que acabava se referindo a garotos entre 12 e 20 anos que vivam a transição para a vida adulta) e suas relações com seus patronos.

O wakashu se diferencia do nosso conceito de “garoto adolescente” pois, por não terem atingido a maturidade ainda, esses jovens podiam se relacionar sexualmente com homens e mulheres (e essa fluidez era permitida apenas aos garotos e apenas nessa fase da vida).

Em 2016, o livro foi adaptado em um mangá BL de 3 volumes, com ilustrações de diversos autores, lançado pelo selo B’s‐LOVEY COMICS da Kadokawa.

O que é ukiyo-zôshi?

Saikaku é um dos maiores nomes da literatura ukiyo-zôshi (“escritos do mundo efêmero”), um gênero de ficção que floresceu em Quioto e Osaka entre 1680 e 1770 e consistia em livros escritos em katakana (por isso também podem ser considerados kana-zôshi) abarcando diversos aspectos da vida cotidiana das pessoas comuns no período Edo — frequentemente com conteúdos eróticos. Esses livros por vezes continham também ilustrações ukiyo-e.

ATUALIZAÇÃO:

15/09 — 21h08

A editora portuguesa INDEX ebooks lançou O Amor entre Samurais em 2015 em formato digital, que provavelmente é a mesma coletânea. Essa versão pode ser comprada pela Amazon.


Fonte: ISBN


O JBox participa de parcerias comerciais com a Amazon, podendo ganhar um valor em cima das compras realizadas a partir dos links do site. Contudo, o JBox não tem responsabilidade sobre possíveis erros presentes em recursos integrados ao site mas produzidos por terceiros.